Ministério Público do Pará deu parecer favorável a uma ação contra a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, por propaganda eleitoral antecipada e promoção pessoal com recursos públicos.
A denúncia foi feita pelo partido Avante e destaca irregularidades ocorridas durante o evento “Natal da Família”, realizado pela Prefeitura de Canaã do dia 4 a 18 de dezembro do ano passado em vários bairros do município. O parecer do MPE foi assinado pelo promotor de Justiça Samuel Furtado Sobral na última segunda-feira (19).
A representação eleitoral ajuizada relatou que uma intensa programação natalina, com distribuição de brindes a cidadãos, aconteceu entre as datas. Conforme aponta o texto, o Natal da Família incluía atrações musicais e promoção pessoal da prefeita com a distribuição supostamente gratuita de panetones, brinquedos e ainda a realização de ceias natalinas – tudo sempre divulgado maciçamente nas redes sociais da gestora e nos canais institucionais do município.
Outro ponto citado pela denúncia é o fato de que os panetones distribuídos foram adquiridos sem que o devido processo licitatório fosse concluído, o que levantou suspeitas, visto que o município não possui estoques de panetone disponíveis.