O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tentente-coronel Cláudio Falcão, disse em entrevista na manhã desta quinta-feira, 22, que as chuvas que ocorreram ontem (21) e hoje em parte do território acreano mudou o cenário previsto para o rio Acre e para os igarapés na capital.
Segundo Falcão, as atenções em Rio Branco estão voltadas principalmente para o nível dos Igarapés, que apresentaram enxurradas. “Estão bastante cheios, podem transbordar. O Igarapé Fundo [já transbordou], mas temos outros igarapés que se transbordarem trazem muito mais consequências, que são os igarapés São Francisco, Batista, Dias Martins, Almoço, dentre outros”, disse.
Outro ponto de alerta para a Defesa Civil tem sido o aumento rápido no nível do rio Acre, que mediu 10,45m ao meio-dia desta quinta-feira. “Estamos em atenção e acompanhando também o nível do Rio Acre nos municípios do Alto Acre, especialmente Assis Brasil”.
A previsão da Defesa Civil é de chuvas acima da média para fevereiro, sendo que para todo o mês, a expectativa era de 300mm de água, e só na manhã desta quinta, o acúmulo já foi superior a 270mm.