Categories: Blog do Crica Editorial

O poder não tem a varinha mágica de ganhar eleição

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Ser candidato do poder a cargo eletivo, ou disputar a eleição num mandato, não deixa de colaborar com os candidatos a prefeito de Rio Branco, para inflar as suas candidaturas. Mas o poder não tem a varinha mágica, que com um toque elege o candidato. Poderia citar vários exemplos. Mas vamos ficar com o mais recente. Socorro Neri (PP) foi uma boa gestora, cuidadosa com a cidade, disputou no cargo, era apoiada pelo governador Gladson Cameli, e perdeu para a zebra Tião Bocalom, que começou a campanha na rabada e conseguiu reverter. Tinha como único aliado de base eleitoral, o senador Sérgio Petecão (PSD). Faço a citação para mostrar que o fato de estar no poder ou ser apoiado pelo poder, não é passaporte seguro para ganhar a prefeitura de Rio Branco. Eleição se decide na campanha. E toda campanha costuma trazer surpresas ao longo do seu trajeto. Por isso, ninguém se arvore vencedor de véspera, baseado apenas nas companhias políticas. O caminho para a prefeitura de Rio Branco não é plano para nenhum candidato e tem desfechos insondáveis, costuma pregar peças e eleger quem menos se espera. Portanto, nenhum dos candidatos a sentar no trono da PMRB, se arvore em vencedor, porque pode derrapar na primeira curva, e babau, Nicolau! A eleição vai começar do zero. Por isso, é bom nenhum candidato colocar a picanha no braseiro para comemorar a vitória.


SEM REPERCUSSÃO
A cena armada pela tropa de choque do governo ontem na ALEAC, para tentar rebater o FANTÁSTICO, que fez matéria mostrando ilegalidades na SESACRE, não teve um milésimo de força para reverter o estrago da reportagem global. Foi uma ação entre amigos. Típico jogo para a platéia.


NADA TERIA ACONTECIDO
Se a licitação para a contratação de uma empresa para prestar serviço na área ortopédica tivesse acontecido de forma séria e não fosse deturpada nos preços, o governo não estaria sofrendo o desgaste nacional que sofreu na GLOBO. E tudo acaba explodindo no colo do Gladson e não do secretário.


UMA DAS DUAS
Outra coisa: ou o governador Gladson acaba com as famigeradas “caronas” para fugir de licitações, ou as “caronas” vão acabar com a imagem do seu governo. A prática só tem gerado pautas negativas para sua gestão.


CALDO DE PIABA
Até aqui, a candidatura do Alysson Bestene (PP) a prefeito de Rio Branco está igual caldo de piaba sem sal e sem temperos. Não desperta o apetite do eleitor para votar nele. Não decolou.


SÓ TEORIZA
Não adianta o Alysson Bestene ficar rodeado dos medalhões do governo. Essa turma não vai para a rua, para os grotões, pedir votos. No máximo teoriza, e teorizar não ganha eleição.


DOIS PROBLEMAS
O problema da candidatura de Alysson Bestene é só um: ainda não foi apresentada ao eleitor, não criou uma pauta para reduzir a impopularidade.


DUAS BOBAGENS INFANTIS
A primeira bobagem, foi o Lula querer igualar o massacre de Israel contra idosos, mulheres e crianças, em Gaza, ao Holocausto; e a segunda foi alguns parlamentares apresentarem pedido de impeachment do Lula. Difícil dizer qual a maior infantilidade.


DEMOCRACIA TEM MÃO DUPLA
O deputado Tanízio Sá (MDB) deu ontem um chute na democracia ao anunciar que votará contra a presença de técnicos da CGU e do TCE, para explicar na ALEAC essa denúncia contra a SESACRE. Não levaram o secretário Pedro Pascoal? Democracia tem mão dupla, tem que ouvir os dois lados, deputado Tanízio!


COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA
Se existem carros apreendidos sob a cautela da polícia, a sua alienação só pode ser feita por ordem judicial. Isso é até primário, deputado Jarude!


COISAS DIFERENTES
O que o prefeito Tião Bocalom está construindo, não é um viaduto, mas um elevado. Viaduto e elevado são obras diferentes.


SHIRLEY TORRES
É um dos nomes a ser lançado pelo PV para disputar uma vaga de vereador de Rio Branco, na eleição deste ano. É uma mulher preparada.


INÍCIO DA QUEDA
O início da queda política do PT no estado teve o seu início no momento em que de forma desastrada, lançou o Ney Amorim e o Jorge Viana para o Senado, que acabou num abraço dos afogados. A arrogância precede a ruína, diz uma passagem bíblica.


POSAR PARA FOTO
A reunião dos deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e senador Alan Rick (UB), com o ministro dos Transportes, Celso Sabino, foi só para posar para fotos. A queda do preço das passagens aéreas é uma questão de mercado, só se resolve com ações efetivas do ministério da Economia.


VAI SOFRER DESGASTE
O Senado votou a favor do fim das “saidinhas” de presos em datas festivas. O Lula já disse que vai vetar o projeto se, também, for aprovado pela Câmara Federal. Se fizer isso, sofrerá um desgaste, porque o projeto é simpático no meio da população.


TEMPERO NA EMPADA
Caso o ex-deputado Jenilson Leite (PSB) – candidato a governador em 2026 – aceite ser vice na chapa de Alysson Bestene (PP), é colocar tempero na empada alheia. Explica-se: o PP já tem candidato ao governo, a vice-governadora Mailza Assis (PP).


RACHA NA FAMÍLIA
O senador Sérgio Petecão (PSD) vai apoiar o Alysson Bestene (PP) para prefeito. Não deve ser acompanhado pela irmã e vereadora Lene Petecão (PSD), que tem vários apoiadores em cargos de confiança na prefeitura de Rio Branco, inclusive, o marido. A lógica é ela apoiar o Bocalom.


FORÇA OU BLEFE?
Vamos ver se nesta guerra para saber quem o União Brasil deve apoiar para prefeito de Rio Branco, se o presidente do diretório municipal, deputado federal Fábio de Rueda (UB) tem força para levar o UB para apoiar o MDB, ou se só blefa na mesa do jogo.


AGUARDAR AS PESQUISAS
Vamos aguardar as pesquisas sobre a eleição para prefeito de Senador Guiomard, para saber se o candidato do MDB, Moisés Ceará, conseguirá quebrar a polarização, até aqui, da prefeita Rosana Gomes (PP) e o Gilson da Funerária (PSD).


PODEM ANOTAR
Xapuri e Sena Madureira devem ser cenários das disputas mais acirradas e virulentas pelas duas prefeituras. Na base do pescoço para baixo, tudo vale. Podem anotar para conferir.


MAIS UMA VEZ
Mesmo minoritária, a oposição voltou ontem a ser nos debates da ALEAC, a protagonista e a base do governo, mera coadjuvante nesta confusão da SESACRE. Está virando rotina.


ESCOLHA SEU CANDIDATO
Serão duas vagas em disputa na eleição para o Senado, em 2026. Gladson Cameli, Jorge Viana, Sérgio Petecão, Márcio Bittar e Tião Bocalom, são os nomes que estarão na disputa. Escolha seus dois candidatos.


FRASE MARCANTE
“A felicidade não entra em portas trancadas”. Chico Xavier.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Gladson Cameli anuncia convocação de 11 defensores para o início de 2025

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…

21/11/2024
  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024