Categories: Cotidiano

Mulher de 28 anos morre após ser atendida e liberada do Pronto-Socorro

Por
Leônidas Badaró

Júlio Vitor Costa de Almeida, 23, não se conforma com a morte da esposa, Naiane Oliveira Paula, 28 anos, ocorrida no último dia 11 de fevereiro no Pronto-Socorro de Rio Branco Ela morreu após ir junto com o marido procurar atendimento no PS.
Conforme prontuário, o qual a reportagem teve acesso, Naiane chegou à unidade de saúde com epigastralgia intensa, conhecida como dor na “boca do estômago”, associada à náuseas, vômitos e febre.


A paciente, de acordo com o prontuário, foi atendida pela médica Nadjanara Mendes de Oliveira. Conforme o esposo, ela foi medicada e liberada, mas quando chegou em casa, voltou a passar mal e foi levada mais uma vez ao PS, onde acabou falecendo.


O prontuário da paciente descreve que a médica responsável pelo primeiro atendimento orientou as seguintes medicações: dipirona, omeprazol, dexametasona, tramadol e soro cloreto de sódio.


“Eu quero uma resposta, tenho certeza que deram remédio errado para a minha esposa. Não tinha um maqueiro quando a gente chegou, eu fui reclamar e ainda tiveram coragem de chamar a polícia”, diz Júlio.


O viúvo registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Flagrantes onde pede investigação sobre as circunstâncias da morte da esposa.


Ainda segundo o prontuário, a paciente, voltou, no período da tarde, ao Pronto-Socorro onde deu entrada em estado gravíssimo, apresentando parada cardio respiratória.


A reportagem conversou com o diretor do Pronto-Socorro, Lourenço Vasconcelos que garantiu que todos os procedimentos para salvar a vida de Naiane foram adotados. “A paciente foi reanimada por 16 ciclos, o que representa mais de uma hora de reanimação, com intubação, com medicação e com todos os profissionais. Infelizmente, ela não “voltou”. Mas não houve nenhuma falta de assistência, pelo contrário”, explica.


Em relação ao primeiro procedimento, Lourenço afirma que o procedimento adotado foi normal. “Os sinais vitais da paciente estavam estáveis, a médica prescreveu a medicação, a paciente foi medicada, deu uma melhorada boa, a doutora verificou de novo e deu alta”, diz Lourenço.


Já em relação à declaração de causa desconhecida para o óbito, o diretor do PS explica que o procedimento também é normal. “Como não é o médico assistente da paciente, que tem conhecimento se ela já teve alguma patologia anterior e como ela chegou em parada cardio respiratória, o médico coloca como causa desconhecida”, diz.


A médica Nadjanara Mendes de Oliveira, responsável pelo primeiro atendimento, também foi procurada pela reportagem e se pronunciou.


“A paciente chegou a unidade, foi classificada pelo nosso enfermeiro e de acordo com os sintomas que apresentava, ela não demorou a ser atendida, eu a chamei, ela me relatou o que estava sentindo do momento, eu descrevi e mediquei de acordo com os sintomas que ela me descreveu como você viu no boletim dela. Após medidas clínicas ela obteve melhoras do quadro e foi liberada. As medicações prescritas estavam de acordo com os sintomas que a mesma relatou. Quanto a questão de intercorrências, não tivemos nenhuma com ela no momento do atendimento, nem da administração das medicações enquanto ela permaneceu na unidade no primeiro momento.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre

Detento que fugiu durante serviço externo é recapturado

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária, informou na…

28/11/2024
  • Acre 01

Barbary e lideranças do PP se encontram com Ciro Nogueira em Brasília

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e os deputados federais Socorro Neri e Zezinho Barbary,…

28/11/2024
  • Acre

Homem tenta separar briga e acaba esfaqueado pelo próprio irmão

Alex de Araújo Lopes, de 24 anos, foi ferido com uma facada na cabeça durante…

28/11/2024
  • Acre

Ação do MPAC obriga Porto Acre a revitalizar unidades de saúde

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…

28/11/2024
  • Acre

Adailton comemora retomada dos serviços de nefrologia na Fundhacre

Nesta quinta-feira (28), o deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa…

28/11/2024
  • Nacional

Novo cartão do INSS permite antecipar R$ 150 do benefício sem juros

Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão…

28/11/2024