Menu

Las Negras e Los Coporales San Simão de Cobija se apresentam no Carnaval de Brasileia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Alegrando ainda mais o Carnaval da Fronteira, os grupos carnavalescos de Cobija Pando, Bolívia, Las Negras e os Los Coporales San Simão, trouxeram muita alegria e cultura boliviana para a praça carnavalesca Hugo Poli na noite desta segunda-feira, 12, durante a quarta noite de carnaval.

Durante as apresentações, o Secretário Municipal de Cultura Alef Correia, que recepcionou os grupos, recebeu da Dr.ᵃ Éster Oliveira do grupo Las Negras, em nome da Prefeita Fernanda Hassem.

Anúncio

Alef recepcionou também o grupo Los Coporales San Simão, que traziam símbolos históricos do conjunto.

Para a Prefeita Fernanda Hassem é fundamental o intercâmbio com a cultura do país vizinho (Bolívia), que enriquece e fortalece ainda a proximidade entre os dois povos, boliviano e brasileiro nas cidades co-irmãs de Cobija e Brasiléia.

A última noite do carnaval na fronteira acontece nesta terça-feira, 13, com artistas locais.

Danças de La Paz – Los Caporales de San Simão é uma dança folclórica boliviana, criada e apresentada ao público pela primeira vez em 1969 pelos irmãos Estrada Pacheco, que se inspiraram no personagem caporal de saia. A dança tem fortes raízes africanas em seu estilo e é típica da região de Los Yungas (La Paz).

Trupe Las Negras, o Grupo de senhora com trajes tradicionais, bem alegre, foi criada em 1960, em

Cobija-Pando. Eram cerca de 7 a 15 senhoras Pandina, que decidiram dançar pelas ruas de Cobija com os rostos pintados de preto; naquela época as freiras da Paróquia Nuestra Señora del Pilar doaram as tintas e parte do material para confeccionar seus trajes.

As roupas eram confeccionadas em papel crepom e salões como o El Fantasio, o Hotel Pando, o Social Club. Houve uma também uma segunda geração de Las Negras, destacado grupo de senhoras da sociedade Cobijeña

Entre as tradições, brincava-se com talco, lama e muita água. Teve um dia especial onde todas as trupes da Cobija participaram do também pela primeira vez do carnaval de Brasileia há época.

Atualmente a trupe Las Negras é formada por dezenas de participantes onde são filhas, netas, sobrinhas e amigas das duas gerações anteriores. Com muita alegria e sempre carregando alto o nome de uma das mais famosas trupes da Pérola do Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.