Menu

Fundado há 79 anos, grupo Marujada se apresenta no Carnaval da Família

FOTO: JARDY LOPES
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A bela apresentação do grupo Marujada Brig. Esperança – que consiste em uma dança dramática e folclórica existente em todo o Brasil desde o século 17, marcou o início da penúltima noite de folia do Carnaval da Família, nesta segunda-feira, 12, na Gameleira, em Rio Branco.

Durante a apresentação são feitas danças guerreiras e rezas. No carnaval, é a primeira apresentação após a morte do mestre da Marujada, seringueiro Aldenor da Costa Sousa.

Anúncio

Ronilde Freire, filha do seu Antenor, revelou que o grupo precisa dar continuidade a tradução. “A gente não conseguia imaginar a Marujada sem meu pai, mas precisamos dar continuidade”, explicou.

O diretor musical do grupo, Alexandre Anselmo, 48 anos, disse que a Marujada foi fundada em 1945, no município de Cruzeiro do Sul. “Esses mestres vieram para cá na década de 1980, eram vários que vieram para a emigração e viveram na Marujada e aqui em Rio Branco a gente deu continuidade”, explicou.

Alexandre destaca que a apresentação não conta com enredo fixo e que o número musical é composto por 40 pessoas. “É uma história de uma criança que vai para o mar e tem uma revolta dos marinheiros. É uma história bem complexa. O mesmo enredo desde 45, mas não é um enredo simples não. A gente é um grupo misto de pessoas de cruzeiro e daqui de Rio Branco”, declarou.

FOTO: JARDY LOPES

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.