O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a retificação do cronograma da 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2.
O resultado preliminar, cuja divulgação estava anteriormente prevista para a terça-feira (6), será divulgado na próxima quinta, 8 de fevereiro, juntamente às respostas aos recursos e às versões definitivas do Padrão Esperado de Resposta (PEP). O resultado final será divulgado no dia 19 de março.
As provas foram aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro, nas seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Uberlândia (MG). Ao todo, 1.591 participantes estavam inscritos.
O exame subsidia o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina (DCN), nas normativas associadas e na legislação profissional.
Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.