Categories: Cotidiano

Banco Central oferta 100 vagas em concurso com provas em Rio Branco

Published by
Edmilson Ferreira

O Banco Central segue com inscrições para o concurso público visando provimento de 100 vagas no cargo de Analista, a ser realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O período de inscrição começou dia 22 de janeiro e vai até 20/2.


As provas serão realizadas em 19/5 e serão aplicadas em todas as capitais do país.


Neste concurso, 50 vagas são destinadas à Área 1 – Tecnologia da Informação e 50 vagas para a Área 2 – Economia e Finanças. Cada uma delas possui reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%).


Para a investidura no cargo, é preciso ter diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).


No edital é possível conhecer as pontuações de cada etapa, bem como o conteúdo programático das provas.


“O rol de atribuições do BC é muito grande, o que faz com que, ao longo da carreira, o servidor possa atuar e se capacitar em diferentes áreas. Além disso, sua missão e seus objetivos são muito desafiadores.


Para lidar com a grande carteira de projetos inovadores em execução atualmente no BC, buscamos novos servidores igualmente inovadores, criativos e que gostam de encarar novos desafios. Se você tem esse perfil, seu lugar é no Banco Central”, conta Marcelo Cota, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização.


A remuneração inicial oferecida é de R$20.924,80, além de auxílio-alimentação de R$658,00 e de programa de saúde, que tem seus custos divididos igualmente entre os servidores e o Banco Central.


O Banco Central possui investimento qualificado em desenvolvimento profissional, com ofertas educacionais como o Programa de Pós-Graduação (PPG), o de idiomas e cursos e seminários no Brasil e no exterior. Além disso, mantém parcerias de formação e intercâmbio profissional com organismos internacionais, como o Bank for International Settlements (BIS), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).


Todos os aprovados serão lotados em Brasília, e, após o primeiro ano, os servidores poderão se engajar no Programa de Gestão e Desempenho, o que possibilita o acompanhamento do trabalho pelas suas entregas e produtividade, podendo ainda adotar regime de trabalho semipresencial, ou até remoto, a depender da natureza de suas atividades e do desempenho e compromisso demonstrados.


O BC tem sede em Brasília e possui representações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.


Informações sobre o concurso atual do Banco Central e sobre os anteriores podem ser acessadas em https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/concursospublicosopen_in_new.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Concurso Nacional Unificado pode ser adiado no Rio Grande do Sul

O ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse nesta…

03/05/2024

Acre institui sistema de gestão para não perder recursos do Fundo Amazônia

O governo do Acre publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 3, a criação do Sistema…

03/05/2024

O ator da Globo que está ‘plantado’ no Copacabana Palace para ver Madonna

Alguns fãs da cantora Madonna, que está no Brasil para se apresentar na Praia de…

03/05/2024

Amapá e Ministério das Comunicações entregam fibra óptica para conectar regiões da Amazônia

Nesta sexta-feira, 3, o Governo do Amapá e o Ministério das Comunicações inauguram a Infovia…

03/05/2024

Força Nacional ficará por mais 90 dias em terra indígena no Pará

A Força Nacional vai permanecer na Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, no município Senador José Porfírio,…

03/05/2024

Sem previsão de frente fria, cidades isoladas terão temperaturas mais altas no Acre

Sem previsão de frente fria neste fim de semana, os municípios mais isolados: Marechal Thaumaturgo,…

03/05/2024