Um projeto-piloto para tentar combater a atuação das organizações criminosas nas áreas rurais e proporcionar resposta mais célere durante as ocorrências vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar em Xapuri.
A Patrulha Comunitária Rural tem usado a tecnologia para tentar fortalecer sua atuação com o reforço do policiamento na zona rural.
Conforme o tenente-coronel, Roberto Farias, comandante do 5º Batalhão da PM em Xapuri, a corporação tem usado drones e comunicação via satélite, a polícia faz a coleta de dados das propriedades rurais, realiza o mapeamento de informações sobre maquinário e a marca do gado de cada propriedade.
“Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe um número e uma placa de identificação. Em caso de urgência, o produtor nos aciona, informa seu número e as coordenadas geográficas já estão salvas, o que faz com que a patrulha seja acionada com mais eficácia”, explica Roberto.
A PM ressalta que o programa, que está em execução experimental há um ano, tem dado respostas positivas. “Reduz o tempo de resposta para o atendimento às ocorrências e contribui na sistematização das medidas de segurança pública na zona rural”, diz.
Números do programa, mostram que no último mês de 2023, foram patrulhados cerca de 1,4 mil quilômetros de ramais no município de Xapuri.
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…
No próximo dia 10 de dezembro, às 18h, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do…
Nesta terça-feira, 26, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado votará o…