Categories: Blog do Crica Blogs & Colunas Destaque 1

“Tudo que foi conversado será cumprido, Petecão será nosso aliado na campanha da PMRB”, diz Gladson Cameli

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Sérgio Petecão (PSD) e seu grupo vão ganhar um espaço no primeiro escalão do governo e se tornarão mais um aliado a apoiar a candidatura de Alysson Bestene (PP) a prefeito. A garantia foi dada durante sua ida para ler a mensagem governamental, na última quinta-feira, na ALEAC, pelo governador Gladson Cameli, em conversa exclusiva com o BLOG. Na visão de Gladson, além do peso político, Petecão é um canal importante para servir de diálogo com o governo Lula, a quem o governador tem tecido fartos elogios. Gladson não citou que secretaria será destinada ao senador Sérgio Petecão (PSD), mas a pasta mais citada nos bastidores é a Secretaria de Habitação. A concretização do acordo deve acontecer após o próximo dia 20, quando se dará o julgamento no STJ, se o governador Gladson será ou não afastado do governo. Mas, a aliança com o senador Sérgio Petecão (PSD) está sacramentada, dentro do que foi conversado com a vice-governadora Mailza Gomes sobre o apoio a Alysson.


TODA PINTA


O candidato do MDB, Marcus Alexandre, parece ter consolidado seu nome na disputa da PMRB, com toda pinta e chance de chegar ao segundo turno. As suas reuniões nos bairros são concorridas. A reunião desta semana no auditório lotado da FIEAC, com o pessoal da área de Esporte, foi uma prova que seu nome polarizou.


O ZECA FALOU


Quem ligou foi o ex-deputado José Bestene para negar que esteja afastado das articulações da candidatura de Alysson Bestene a prefeito. Disse ter sido dele a idéia da reunião com todos os presidentes de partidos que vão apoiar o Alysson.


ATÉ QUE ENFIM, SAIU DA BOLHA


Até que enfim, os patronos da candidatura de Alysson Bestene (PP) resolveram partir para popularizar o seu nome nos bairros. Com o slogan “Juntos pelo Acre”, o governador Gladson e a vice-governadora Mailza Assis na frente das ações, que leva uma diversidade de serviços públicos aos moradores de todos os bairros da capital, resolveram de fato entrar na pré-campanha de Alysson, o tirando da bolha de burocracia que se encontrava na SEGOV. O lançamento do projeto aconteceu no bairro Taquari. É o primeiro passo concreto dado pelo governo para sedimentar a meta de levar Alysson Bestene (PP) para o segundo turno da disputa pela prefeitura de Rio Branco. As pesquisas de março em diante já darão os primeiros cenários.


PENSAR DEZ VEZES


O ex-deputado Jenilson Leite (PSB) já zerou sua cota de erros na eleição municipal, quando abandonou os companheiros de esquerda e foi para o palanque do Gladson. Depois errou ao ser candidato ao Senado. Não pode errar nesta eleição municipal, sob pena de entrar para a página dos políticos esquecidos. No mínimo tem que ser vice de uma chapa competitiva.


BOM MANDATO


O primeiro ano de mandato de candidato novato é de aprendizado, mas dá para ter uma idéia dos que vão se destacar. A deputado Socorro Neri (PP) aprendeu cedo o caminho das pedras e cumpre bom mandato, com pautas coletivas e longe do radicalismo político.


NÃO SEI SE DECOLA


Presidentes de associações de moradores de Cruzeiro do Sul querem lançar candidato da categoria a prefeito. Não sei se decola. Uma campanha majoritária precisa de uma forte estrutura financeira e alianças.


CHAPAS ESTRUTURADAS


PP e o MDB são os partidos que apresentaram até aqui, as mais fortes candidaturas a vereador de Rio Branco. Muita cobra criada em ambas chapas. Não tem amador na disputa.


NÃO MENOSPREZEM
Costumo ver comentários de desprezo ao prefeito Bocalom, o colocando como carta fora do baralho na disputa da prefeitura pela sua reeleição. Não é bem assim.Vai disputar no comando da máquina municipal. O que lhe falta é mais empatia com a população. Está apostando tudo nas obras que realiza.


O AMOR É LINDO!


O deputado Emerson Jarude (NOVO) está com a sua campanha a prefeito de Rio Branco sem pautas, meio paradão. Seu foco é o novo amor. Mas não se ganha eleição com o cupido.


NÃO ESTÁ PARADA


Pelo que andei vendo nas redes sociais, a Suly Guimarães, candidata a prefeita de Brasileia do grupo da prefeita Fernanda Hassem, não está parada, mas participando de muitas reuniões políticas. É o que tem de fazer por ser a sua primeira candidatura.


HORA DE APRENDER
A Lana Vaz, errou muito na sua candidatura a deputada federal, agiu como se já estivesse eleita. Como candidata a vereadora, ela tem boa chance de ganhar, se aprendeu com os erros da última campanha. Torço sempre que muitas mulheres se elejam para o parlamento.


CONSEGUIU O DOMÍNIO


O prefeito Tião Bocalom vai caminhar para o final do mandato, com a Câmara Municipal de Rio Branco sob o seu domínio. Soube usar bem os cargos da prefeitura para a cooptação de vereadores (o que é da política). Os vereadores Fábio, Elzinha, são os que de fato cumprem o papel para o qual foram eleitos, fiscalizar os atos do prefeito.


METAS DO JV


O ex-senador Jorge Viana tem entre as suas metas futuras conseguir incluir um frigorífico acreano para a venda de carne para a China; tomar conta do seu cafezal, e ser candidato a senador em 2026.


ALÉM DOS MUROS


O Jorge Viana tem um potencial que é o de ter grande parte dos seus votos -foi o segundo para o governo – além dos muros do PT, são votos pessoais.


UM REFERENCIAL


Nunca conversei com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, por isso fico livre para um comentário sem ser agradável: deu uma melhorada nos sistema de saúde. Críticas existem, não é a oitava maravilha do mundo, mas não se ouve mais tantas reclamações como antes da sua posse.


LINHA VERMELHA


A vice-governadora Mailza Assis consegue trabalhar afinada com o governador Gladson Cameli, por um motivo simples: nunca ultrapassou a linha vermelha das suas atribuições.


FALTA FAZER POLÍTICA


O que falta para a vice-governadora Mailza Assis é sair mais do mundinho religioso do seu gabinete e participar de pautas próprias na periferia que rendam popularidade, é um erro ficar só nas agendas oficiais. Não tem nenhuma interação com a imprensa.


NINGUÉM BATENDO


O candidato do MDB, Marcus Alexandre, fez uma recomendação aos que o cercam na campanha: não quer ninguém criticando o governador Gladson Cameli. E está certo, o Gladson não é candidato a nada na eleição deste ano.


VAI RETOMAR


O Márcio Pereira deu uma recuada na sua candidatura a prefeito de Plácido de Castro, por conta da dedicação exclusiva para a saúde da filha, que passou momentos difíceis, e está em ampla recuperação. Mas vai retomar a agenda de contatos por alianças.


HIBERNAÇÃO POLÍTICA


O presidente do PODEMOS, Ney Amorim, entrou em hibernação política. Não fala sobre seu futuro político. Não tivesse olho grande de disputar o Senado seria hoje deputado federal, e com protagonismo no debate da eleição para a PMRB


FRASE MARCANTE


“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta”. Chico Xavier.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Homem é esfaqueado por desconhecido ao andar pelo bairro Areal

Um homem identificado apenas como Leandro, de 22 anos, foi ferido a facadas na noite…

26/07/2024

Acreana que está em Paris para as Olimpíadas vivencia caos após ataques às linhas de trem

A acreana Raquel Mércia é um dos milhares de turistas do mundo que estão em…

26/07/2024

MPAC quer apurar divulgação de vídeos com sexo explícito no Acre

Após a ampla divulgação de um homem que aparece em três vídeos íntimos (com um…

26/07/2024

Juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo teve alta de 7,1 pontos…

26/07/2024

Zico, lenda do Flamengo, tem prejuízo milionário em Paris, diz jornal

Embaixador do Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris, o maior ídolo da história…

26/07/2024

Homem que morreu ao cair de forro atuou como locutor de rádio no Acre

O homem que morreu na tarde dessa quinta-feira, ao cair de um forro de uma…

26/07/2024