Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Tribunal de Barcelona decide que julgamento de Daniel Alves será aberto

Foto: Alex Silva/Estadão

O Tribunal de Barcelona rejeitou pedido do Ministério Público da Espanha para que o julgamento do jogador Daniel Alves, acusado de abuso sexual, fosse realizada à porta fechada. A decisão dos magistrados foi de realizar as sessões de forma aberta, com a presença da imprensa, mas captações de áudio e imagem estão vetadas. Também foram determinadas medidas de proteção à identidade da vítima, conforme informado pelo jornal espanhol El Periódico. O julgamento está marcado para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.


A mulher de 23 anos que denunciou ter sido violentada sexualmente por Daniel Alves, na casa noturna Sutton, há um ano, prestará depoimento atrás de um biombo, sem ser identificada. Além disso, a imagem dela será reproduzida em vídeo, mas pixelizada, e a voz também será distorcida com efeitos especiais. De acordo com o despacho do Tribunal, as medidas visam “evitar que a imagem ou a voz da vítima seja posteriormente divulgada publicamente”.


O Tribunal faz diversas exigências aos presentes, como proibir expressamente “a divulgação ou publicação de informações relativas à identidade da denunciante” e até a captura de imagens de parentes da mulher que possam prestar depoimento. Durante todo o julgamento, o nome dela jamais será anunciado e devem referir-se à ela apenas como “a denunciante”. Na primeira semana deste ano, Lúcia Alves, mãe do ex-jogador, divulgou nas redes sociais a suposta identidade da jovem.


Sair da versão mobile