O cacique Biraci Júnior, da Terra Indígena Rio Gregório, dos Yawanawá, tirou das águas do Rio Gregório nessa segunda-feira, 29, um peixe Jaú (Zungaro zungaro), também conhecido na região amazônica como Jundiá, ou Wakawã na língua indígena. O animal tem mais de 78 kg e, segundo ele, deve alimentar a aldeia de 250 pessoas por até dois dias.
O cacique disse ao ac24horas que o método de pesca usado foi o de “bicheiro”. “Um anzol grande amarrado em um pedaço de madeira com uma corda de uns 19 metros. A pessoa mergulha e acha o peixe lá, no fundo do rio, que pode chegar até 5 metros de profundidade, e de lá o mergulhador finca o anzol e sai para fora da água. No seco, o pescador puxa a corda para tirar o peixe da água”, explica Biraci.
Biraci disse que ao menos uma vez por ano é possível encontrar jaús deste tamanho ou maiores no Rio Gregório, mas a incidência dos gigantes tem ficado cada vez menor.
O Jaú não tem um significado especial para o povo Yawanawá, mas é um prato tradicional e pode ser servido de maneiras variadas. “Pode-se cozinhar, fritar, moquear”, conclui o cacique.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…