Categories: Cotidiano Notícias

MPAC quer exigência da carteira de vacinação para matrícula na educação infantil

Por
Leônidas Badaró
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, emitiu uma recomendação ao Município de Rio Branco sobre a necessidade de apresentação da carteira/caderneta de vacinação no ato da rematrícula e matrícula do ensino infantil, conforme determina a Lei Estadual nº 3.398/2018, além de outras medidas para ampliar a vacinação.


O promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior alerta para a queda progressiva da cobertura vacinal, agravada pela pandemia da Covid-19 e a influência das fake news na hesitação em vacinar, ressaltando a necessidade de conscientização sobre a gravidade das doenças imunopreveníveis.


Diante desse cenário, o MPAC recomenda que a Secretaria Municipal de Educação e o Município de Rio Branco providenciem, imediatamente, a mobilização das direções das escolas para exigir a cópia da apresentação da carteira/caderneta de vacinação no ato da matrícula e rematrícula do ensino infantil, ou providenciem na escola a confecção de cópia da carteira/caderneta original apresentada.

Anúncio

Conforme o documento, alternativamente, poderá ser entregue pelos pais ou responsáveis o documento Declaração de Vacinação em Dia (DVD), um certificado de regularidade vacinal que deve ser preenchido, obrigatoriamente, por profissional habilitado da área da saúde, com sua assinatura, carimbo e unidade de lotação.


Caso não tenha sido apresentado nenhum dos documentos, deverá ser estabelecido um prazo para que os pais ou responsáveis levem a criança a um posto de vacinação e apresentem à direção da escola o comprovante da vacinação, considerando que a vacina já esteja disponível para aquele grupo etário e no estoque do município. Encerrado o prazo de rematrícula, o MPAC deverá ser informado sobre a relação de alunos que não tenham feito a regularização vacinal.


O MPAC também recomenda à Secretária Municipal de Saúde e ao Município de Rio Branco que, em cinco dias, realizem ações para atender a população-alvo, incluindo disponibilização de vacinação em todas as Unidades de Saúde com horários estendidos, busca ativa de não vacinados, manutenção de salas de vacina abertas sem restrição de acesso, entre outros.


Além disso, solicita medidas para garantir a alimentação regular do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a comunicação de inconsistências de dados no sistema da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS) à Secretaria de Estado da Saúde e ampla divulgação das campanhas de vacinação. O não acolhimento da recomendação pode ensejar medidas legais, inclusive ajuizamento de ação civil pública.


Com informações do MPAC


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica…

28/09/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Presidente do STF participa de evento em Belém

Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso está entre os destaques da…

28/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Em Mâncio Lima, candidato do MDB pede investigação contra chapa Progressista

Em Mâncio Lima, o candidato a prefeito Chicão da Distribuidora, MDB, pediu à justiça eleitoral…

28/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Zequinha Lima faz carreata em Cruzeiro do Sul ao lado de Gladson

No dia do aniversário de 120 anos de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima…

28/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre garante que não vai tolerar assédio na Prefeitura: “Vai ser demitido”

O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), lamentou a postura…

28/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

O candidato a prefeito de Amajari, município do norte do estado de Roraima, Antonio Etelvino…

28/09/2024