Categories: Blog do Crica Política

Petecão diz não ter pressa e vai deixar o tempo avançar, antes de declarar quem apoiará para prefeitura 

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Não espere para os dois próximos meses uma declaração do senador Sérgio Petecão (PSD),  sobre quem será o seu candidato a prefeito de Rio Branco. No momento, curte férias em Maceió. Pelo que me disse, é uma decisão que não tem pressa de tomar por não ser candidato a prefeito. “Quem tem que ir atrás de alianças é quem é candidato”, tem comentado sobre o assunto. Existem três hipóteses, para o senador Sérgio Petecão (PSD) tomar: a primeira é apoiar a candidatura de Alysson Bestene (PP), a que lhe é mais simpática. O Alysson não sendo o candidato a prefeito; neste caso a segunda alternativa é apoiar o Marcus Alexandre (MDB) por falta de opção, ainda que dele tenha uma certa mágoa por ter se filiado ao MDB. A terceira hipótese, a de apoiar a reeleição do prefeito Tião Bocalom, está fora de qualquer cogitação. Quer passar léguas de distância do ex-aliado velho Boca. Apoiar o Emerson Jarude (NOVO), também, a possibilidade é zero. Como o tempo é o senhor da razão, é aguardar o desfecho dessa novela de capítulos intermináveis.


TORCIDA ORGANIZADA


Há uma torcida organizada entre alguns colegas por uma aliança entre o prefeito Bocalom e o Alysson Bestene, numa mesma chapa para a PMRB. É o mesmo que torcer para a seleção da Bolívia ganhar a próxima Copa do Mundo. Pode acontecer, mas fica na mesma possibilidade dos marcianos invadirem Rio Branco com suas naves.


SERIA VIRAR UM NANICO


O PP foi o grande vencedor da última eleição. Abrir mão de indicar um candidato próprio a prefeito para indicar o vice de qualquer candidato, seja do Tião Bocalom ou do Marcus Alexandre, é transformar um partido grande num partido nanico.


VAI PARA A CAMPANHA


Pelo que tenho ouvido dentro do PP dos seus dirigentes é de que a candidatura de Alysson Bestene para a PMRB, é assunto decidido e que não cabe mais nenhuma discussão.


NINGUÉM GANHOU


Não se ganha eleição antes da campanha começar. E, ainda temos muito tempo para o jogo da disputa pela PMRB entrar no auge político.


PADRINHO POLÍTICO


O senador Márcio Bittar (UB) defende com unhas e dentes que o vice do prefeito Tião Bocalom seja indicado pelo senador Alan Rick (UB), como forma de lhe atrair para uma aliança.


OLHO NA MISSA E NO PADRE


O senador Márcio Bittar (UB) está com um olho na missa e outro no padre, quando se tornou o maior defensor da candidatura do Bocalom. Como coroinha desta missa, Bittar reza por uma vitória do Bocalom, para em 2026 ambos disputarem o Senado.


A POLÍTICA E SEUS MISTÉRIOS


A política tem os seus mistérios. Brasília, que o diga! E nada mais me disse e nem lhe foi perguntado.


CHUTE NO VENTO


O presidente do PT, deputado Daniel Zen (PT) nega veracidade em matéria que saiu em um site nacional, de que em Rio Branco o PT teria candidato próprio a prefeito. “Zero possibilidade”, disse o Zen. Foi um chute no vento.


NÃO BRIGO COM FATOS


Não vou transformar o BLOG em Diário Oficial de nenhum dos candidatos a prefeito da capital. Vou me ater aos fatos da campanha, até porque não brigo com a notícia.


SERIA O COMANDANTE


A notícia que corre é que por conta de um acordo com a direção nacional do União Brasil, quem assumirá a presidência do diretório municipal do União Brasil, é o deputado federal Eduardo Veloso (UB). Vai perder a paz, terá que formar chapa de vereador e ouvir lamúrias e pedidos dos candidatos na campanha. Se verdade for a informação, é um tiro no pé, não lucrará, politicamente, nada com o cargo.


MAIS UM NA MULTIDÃO


Fala-se na vinda do presidente Bolsonaro ao Acre, como algo que pode decidir a eleição de Rio Branco. Político fora do poder, inelegível, é apenas mais um na multidão, por não ter nada a oferecer.


BOLA DENTRO


Começa essa semana uma rodada de discussão entre as direções das companhias aéreas e a equipe do Lula, para buscar maneiras de reduzir os preços das passagens. A redução do preço do combustível de aviação, que encarece os custos das empresas, está na pauta das reuniões.


QUE NÃO APAREÇA


Caso as negociações derem certo e de fato o preço da passagem cair, que não apareça nenhum político da bancada federal acreana se dizendo pai ou mãe da criança. O pai seria o Lula. Mas, como São Tomé, quero ver para crer no milagre.


VIROU CORREDOR


Não se pode cobrar mais do que as forças de segurança estão fazendo, o Acre virou um corredor de exportação de drogas vindas do Peru e Bolívia. A polícia apreende 100 quilos e passam toneladas, porque nossa fronteira é porosa. As mortes quase diárias têm no controle do tráfico o real motivo.


NOME SEDIMENTADO


Uma importante figura de oposição ao candidato Marcus Alexandre (MDB), conversando ontem sobre a eleição da PMRB, disse não ter dúvida de que o Marcus estará no segundo turno. E, deu o motivo: “Seu nome está muito consolidado nos bairros e nas lideranças comunitárias”.


CONVERSA ABERTA


O responsável pela elaboração do programa do candidato Marcus Alexandre (MDB), ex-deputado João Correia (MDB), tem falado que vai conversar com todo mundo, quer um plano o mais plural possível.


ASSIM DISSE BUDA


“Assim como uma mãe protegeria seu único filho com a sua própria vida, assim também que cada um cultive o amor sem limites por todos os seres”. Buda, o fundador do budismo.


FRASE MARCANTE


“O tempo não perdoa quem não sabe trabalhar com ele”. Ulysses Guimarães.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Gladson Cameli anuncia convocação de 11 defensores para o início de 2025

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…

21/11/2024
  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024