Categories: Geral

Menor infrator do Acre faz 920 pontos na redação do Enem 2023

Por
Agência de Notícias do Acre

Dois adolescentes sob cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado, sob a supervisão do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), obtiveram notas superiores à média nacional, de 641,6, na redação do Enem 2023. O socioeducando J.S. destacou-se com pontuação de 920, próxima à nota máxima, de 1.000. Já R.M. alcançou 700 pontos. H.R. atingiu 640, e M.P. conquistou 620 pontos.


“Transformei um dos piores momentos da minha vida em um dos melhores, com grande esforço. Dediquei-me bastante, estudando dia e noite, na escola e no alojamento. Isso representa a realização de um sonho e é motivo de orgulho para minha mãe”, declarou J.S


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos artigos 4º e 124º, assegura o direito à educação, estabelecendo que o poder público tem a responsabilidade prioritária de respeitar e garantir esse direito, mesmo em circunstâncias de privação de liberdade.


Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), as provas do Enem PPL foram aplicadas nas oito unidades do ISE no estado, com 45 participantes, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em Rio Branco, a parceria com a SEE se faz por meio da Escola Darquinho.


“O sucesso obtido por nossos alunos é fruto de um trabalho árduo realizado pela equipe de professores da escola Darquinho, além do incentivo do governo do Estado, por meio do Pré-Enem Legal. Ficamos muito felizes com os resultados e cremos que a Educação é e sempre será o caminho para abertura de novos horizontes e realização de sonhos”, destacou Wagner Vasconcelos, gestor da Escola Darquinho.


Enem PPL tem a mesma estrutura da avaliação convencional, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.


“É significativo alcançar sucesso em um exame nacional, que busca oferecer, aos adolescentes em medidas socioeducativas, a perspectiva de transformação de vida por meio da educação. Como destacou Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode utilizar para mudar o mundo”, afirma a gerente de Educação e Ações Sociopedagógicas do ISE, Vicência Maria Gomes.


O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, parabenizou os adolescentes que participaram do Enem PPL e obtiveram excelentes resultados. “Acredito que o trabalho está sendo muito bem executado dentro das nossas unidades, pelos nossos servidores e também os da Secretaria de Educação, nossa grande parceira nessa área da educação”, finalizou.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


Share
Por
Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Rio Branco, Sena Madureira e Porto Acre com pior qualidade do ar no Acre

Com o prolongamento da estiagem e a consequente piora na qualidade do ar, o governo…

28/08/2024
  • Extra Total

Evitar atividade física entre 12h e 16h e beber mais água: dicas de saúde em meio à fumaça

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre emitiu nesta quarta-feira,…

28/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Polícia apreende 46 quilos de droga na rodoviária de Rio Branco

A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu na noite dessa terça-feira, 27, cerca de 46,8…

28/08/2024
  • Acre

Bandido invade ótica, rende funcionários e clientes e “faz o limpa” em Rio Branco

Um bandido ainda não identificado pela polícia roubou, no final da manhã desta quarta-feira, 28,…

28/08/2024
  • Destaque 3

Mapa e Apex devem reforçar exportações pela Rota do Pacífico, abrir mercados e apoio para financiamento da Cadeia Produtiva

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que deve desembarcar em Rio Branco no…

28/08/2024
  • Notícias

Gestão de Bocalom fica em 21º lugar no ranking de competitividade entre as capitais

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na…

28/08/2024