A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, discursou nesta terça-feira, 16, no 54° Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e defendeu a transformação sustentável do Brasil na gestão do presidente Lula, do PT. “O Brasil voltou”, disse Marina ao mencionar os esforços do Governo Federal na agenda das finanças sustentáveis.
Segundo Marina, o desafio da sustentabilidade agora é fazer com que os seus proponentes e impactos sejam compartilhados em todas as camadas sociais. “Uma das agendas mais importantes é a de que a política ambiental seja transversa, fazer com que todas as vantagens comparativas que o Brasil tem possam ser transformadas, em vez de vantagens competitivas, em vantagens distributivas. É fazer com o Brasil, enquanto endereço da agricultura de baixo carbono, possa ser um grande provedor de alimentos; com que o Brasil, enquanto grande produtor de energia limpa, renovável e com geração distribuída, possa dar contribuição para a transformação energética do planeta”, disse a acreana.
Ainda de acordo com a ministra, o Governo Federal tem se esforçado para que o enfrentamento às questões climáticas leve em conta, ao mesmo tempo, o combate às desigualdades sociais.
Com informações da Agência Brasil