Menu

Atlas da Violência mostra que ataque a idosos cresce 250% em 10 anos no Acre

Idoso de 65 anos é agredido pelo filho. - Foto: TV Mário Prata
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Atlas da Violência 2023, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que o número de agravos de notificação de violência interpessoal de pessoas de 60 anos ou mais de idade apresentou varação de 250% de 2011 a 2021 no Acre. Em 2011, foram 16 agravos notificados e, em 2021, 56.

“Os dados apresentados nos fazem concluir que os idosos têm sido expostos a inúmeras situações de negligência e atos de violências relacionadas ao acesso aos serviços e condições de saúde e de mortalidade. Essas dificuldades ficam ainda mais acentuadas nas análises quando levamos em conta o viés racial”, diz o Ipea.

Anúncio

A taxa de violência interpessoal aumentou 170,1% no Brasil entre 2011 e 2021. Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima apresentaram as mais altas taxas para o período. Contudo, chama atenção o aumento substancial das taxas dessas notificações nos estados de Sergipe (1.479,6%), Ceará (1.025,5%) e Pará (1.015,4%) para o período estudado.

Para enfrentar ao menos em parte o problema dos idosos, o governo do Acre sancionou nesta segunda semana de janeiro a Lei 4.329 que dispõe sobre medidas preventivas e protetivas para evitar atos de violência patrimonial e financeira contra pessoas de 60 anos ou mais.

Anualmente, o Atlas da Violência lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Como nas anteriores, busca-se retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça, faixa etária, entre outras.

O Atlas da Violência pode ser acessado aqui: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/9350-223443riatlasdaviolencia2023-final.pdf

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.