Categories: Política

Na China, Gladson diz que Acre avança ao desenvolvimento sustentável

Published by
Saimo Martins

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), esteve presente nesta sexta-feira, 12, Brazil China Meeting, evento que reúne líderes governamentais e empresariais dos dois países, onde destaca não apenas o potencial estratégico do Acre, mas também a importância do Brasil nas interações econômicas globais, especialmente com a China, o segundo maior parceiro comercial do país.


O evento, iniciado na última quarta-feira nas cidades de Shenzhen e Hong Kong, na China, evento, organizado pelo jornal Valor Econômico e o grupo Lide, que reúne executivos do mundo todo, reuniu cerca de 160 líderes de governos, setor privado e acadêmico dos dois países. Com foco em ampliar a cooperação mútua no campo econômico, destacou-se a abertura para investimentos e parcerias estratégicas. Entre os participantes estavam autoridades como o governador Wilson Lima (Amazonas), o vice-governador Felício Ramuth (São Paulo) e Luis Felipe Arellano, secretário da Fazenda da capital paulista. Os ex-ministros Katia Abreu e Raul Jungmann também estiveram presentes.


O chefe do executivo acreano contou que a participação do Acre no Lide destaca a região como uma oportunidade de protagonismo no cenário econômico global. “Essa iniciativa reforça laços comerciais e abre portas para investimentos estratégicos. Estamos construindo pontes para o desenvolvimento sustentável e fortalecendo o Acre como um parceiro de destaque para negócios internacionais, envolvendo nosso setor produtivo e área ambiental, principalmente. Esta jornada é crucial para ampliar oportunidades e consolidar relações duradouras”, destacou o governador Gladson Cameli.



Fundador do Lide e atual co-chairman, o ex-governador de São Paulo, João Doria, fez questão de agradecer a presença do governador Gladson Cameli: “Este é um ambiente acima de tudo para fazermos negócios. E eu quero fazer algumas menções aqui, ao governador Gladson Cameli, que fez uma longa viagem para estar aqui conosco. Então, Gladson, muito obrigado. O senhor está aqui, foi deputado federal, foi senador, tem vários mandatos, começou muito jovem, continua jovem, mas começou muito jovem na vida pública e hoje carrega a importância do Estado do Acre”, disse Dória.


Cameli, na ocasião, ainda ressaltou o potencial de crescimento das exportações brasileiras para a China, estimando um aumento de 76% até o final de 2030. A Região Norte, com destaque para o Acre, apresenta um potencial de crescimento de 125,8% nos próximos cinco anos. O setor de agronegócio, especialmente a logística, foi apontado como uma grande oportunidade de investimentos.


“Em nossa visita à Tencent, exploramos oportunidades incríveis para o Acre, desde tecnologia de saúde, até agronegócio. Destaquei nosso estado como peça-chave no corredor de produção para a Ásia, reforçando nosso compromisso com práticas sustentáveis e a proximidade do Acre com o caminho para o Pacífico. O Acre está aberto para parcerias duradouras e lucrativas, alinhadas com nosso passado e prontas para construir um futuro de prosperidade com a China”, declarou.


Oportunidades no Acre: logística, agronegócio e biotecnologia

A presença de Gladson no evento ganhou destaque pela relevância estratégica do estado. O Acre já se posiciona entre os cinco estados brasileiros com maior crescimento percentual nas exportações para a China. A visita de Cameli reforça a importância do corredor rodoviário ligando a produção brasileira aos portos do Pacífico, apresentando o estado como estratégico nesse processo.



Na oportunidade, o gestor apresentou oportunidades no campo da biotecnologia, explorando o vasto potencial de espécies vegetais desconhecidas na região. Estima-se que mais de quatro mil espécies possam ser estudadas e desenvolvidas para diversos setores, incluindo alimentação, cosméticos e farmacologia.


Em suas palavras, Cameli destacou a sólida colaboração entre Brasil e China em ciência, energia e agronegócio. O governador enfatizou a importância de uma relação pragmática, segura e de longo prazo para os investimentos chineses. Convidando os empresários chineses a explorarem as potencialidades do Acre, ele reforçou a harmonia entre a produção sustentável, o respeito ambiental e as oportunidades de negócios.


Com informações da Agência de Notícias do Acre


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

19/05/2024

Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação

No Brasil, a hora de trabalho de um homem no cargo de diretor financeiro pode…

19/05/2024

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024