Menu

Casos de afogamentos elevam 71% no Juruá; maioria é ligado à bebida alcoólica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O número de afogamentos em Cruzeiro do Sul e demais municípios do Vale do Juruá teve aumento em 2023 com relação ao ano anterior. Foram 7 em 2022 e 12 no ano passado, um aumento de 71%.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Josadac Ibernon, a maior parte dos casos de mortes por afogamento está ligada ao uso de bebida alcoólica.

Anúncio

“A maior parte dos casos acontece quando o condutor da embarcação está alcoolizado ou alguém da tripulação está alcoolizado e durante o deslocamento cai na água. Por não estar usando o colete de salva-vidas, acaba se afogando e perdendo a vida ali nas águas”, explicou.

Os naufrágios das embarcações nos rios da região causam também prejuízos financeiros, o que é sanado, em parte, pelo trabalho dos militares. Em 2022, segundo o Corpo de Bombeiros, mais de R$ 1 milhão em bens foram retirados das águas, incluindo uma máquina retroescavadeira.

“Além do uso de bebida alcoólica por parte dos condutores, os rios da região têm curvas sinuosas e os acidentes acontecem. Em 2022, retiramos veículo, uma retroescavadeira e motores de popa das águas. No ano passado, foram R$ 165 mil em bens recuperados de naufrágios”, cita.

O resgate e captura de animais, incluindo as cobras, de acordo com Josadac, é a segunda causa de chamadas pelos bombeiros em Cruzeiro do Sul e região. Em 2022, os Bombeiros fizeram a captura e resgate de 360 animais. No ano passado, foram 434.

“Esse número inclui as cobras, mamíferos e animais domésticos. Quando as chuvas começam, esses casos com cobras aumentam”, concluiu o comandante.

No total, em 2022, o Corpo de Bombeiros atendeu 2.832 ocorrências e no ano passado foram 3.124. Um aumento de 10,3%. A corporação teve acréscimo de efetivo com soldados recém-formados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.