Menu

Nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia recebe autorização da Caixa para licitação

Foto: reprodução/cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Epitaciolândia, foi dado um importante passo para a realização de um sonho da população local e também da vizinha Brasiléia: a construção de uma nova ponte ligando as duas cidades fronteiriças.

Foto: cedida

O projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Acre foi concebido pela prefeitura de Epitaciolândia há mais de 20 anos, mas que passou a ter maior empenho em busca de recursos para a sua concretização a partir da gestão do atual prefeito, Sérgio Lopes.

Anúncio

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, a prefeitura recebeu a autorização da Caixa, órgão mantenedor dos recursos, para abrir o processo licitatório para a realização da obra. Participaram do ato o superintendente executivo de Governo da Caixa, Ismael Lima, e o representante da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Júlio César Monteiro da Silva.

Para o representante da Caixa, a ponte tem, além do seu significado econômico e social, também traz a integração entre os municípios, melhorando os fluxos de mobilidade e circulação de mercadorias.

“Há uma melhoria cultural também, e a Caixa tem orgulho e se sente honrada em participar disso, como mandatária do Ministério, com o papel de atribuir a um recurso federal a sua objetividade, que é transformar dinheiro em obras”, afirmou.

Em junho do ano passado, a vice-governadora Mailza Assis, no exercíciodo cargo, assinou, junto com o prefeito Sérgio Lopes o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, a licença ambiental prévia para o início da construção. Após a conclusão do processo licitatório, será necessária a licença definitiva.

Orçada em R$ 17 milhões, a obra tem recursos de emenda destinada pela ex-deputada federal Mara Rocha. De acordo com o prefeito, o atual passo dado pelo projeto é resultado de muitos esforços despendidos nos últimos anos rumo à sua concretização, que será, para ele, a maior obra dos ultimos tempos na região.

“Vai ser a maior obra dos últimos anos aqui na região. Uma obra que tem uma importância muito maior que os valores financeiros envolvidos no projeto. Nós estamos muito felizes devido à essa importância que a obra tem não só para Epitaciolândia, mas para as duas cidades e para toda a região do Alto Acre”, disse o prefeito.

Construída em 1986, durante o governo Nabor Júnior, a atual ponte José Augusto de Araújo, que liga as duas cidades, de estrutura de ferro e mão única, há muitos anos já não oferece condições de atender à pressão do tráfego hoje existente, sendo, inclusive, a única maneira de se chegar à fronteira com o Peru.

Ainda de acordo com Sérgio Lopes, a intenção é de que, após a inauguração da nova ponte, a atual seja preservada e transformada em uma espécie de passarela para pedestres e ciclistas, considerando a sua importância histórica para os dois municípios.

Outra observação do prefeito foi de que a obra do Anel Viário de Brasiléia e Epitaciolândia, apesar da importância que possui para tirar o tráfego da BR-317 de dentro do perímetro urbano dos dois municípios, não contribuirá com a necessidade que as duas populações têm de uma estrutura mais adequada para o trânsito entre as duas cidades.

Além da autorização para a abertura do processo licitatório, na solenidade também foi assinado um contrato de repasse para pavimentação de ruas em Epitaciolândia no valor total de R$ 2 milhões.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.