A 122ª Festa de São Sebastião, em Xapuri, já está em andamento desde a última sexta-feira, 5 de janeiro, quando foram abertas as atividades litúrgicas. A novidade deste ano é a quantidade de celebrações que serão realizadas até o dia 20, ponto alto dos festejos.
A tradicional sequência de nove celebrações que começavam no dia 11, daí a denominação da festa ser Novenário de São Sebastião, ganhou mais seis dias e se tornou “Quinzenário”, mais uma das inovações do padre Antônio Menezes, chefe da paróquia de Xapuri.
“A ideia do quinzenário é que o povo de Xapuri é muito fervoroso, gosta muito de oração, e eu também. Então, nove noites era pouco e nós aumentamos para quinze noites. Assim, a gente reza mais. Esse ano, aqui em Xapuri, é o ano do extraordinário, e só alcançaremos o extraordinário se fizermos diferente”, justificou o pároco.
Durante todos os quinze dias de celebração, a paróquia contará com padres de diferentes locais do estado. Todas as noites, as missas serão seguidas da tradicional quermesse, com realização dos bingos e venda de comidas e sobremesas.