Categories: Blog do Crica Editorial Notícias

Treino de apronto para as eleições ao senado de 2026

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Fosse no futebol, as eleições municipais deste ano poderiam ser chamadas de treino de apronto para 2026. O senador Márcio Bittar (UB) articula alianças para a campanha de reeleição do prefeito Tião Bocalom, de olho para formar uma dobradinha com ele na disputa do Senado. O governador Gladson Cameli – se a Operação Ptolomeu não atrapalhar – quer ganhar a prefeitura da capital com Alysson Bestene (PP) de candidato, e ter a máquina da PMRB na sua campanha para senador. O senador Sérgio Petecão (PSD) espera só ser formalizada uma aliança com o Gladson, para apoiar Alysson Bestene; e assim formar uma aliança com o governador para o Senado. Ou seja, a eleição para a prefeitura de Rio Branco é apenas um trampolim para os candidatos a senadores terem a máquina municipal em suas campanhas. Por isso, o sistema será bruto nesta eleição para a PMRB. Poderemos ter em 2026, Gladson-Petecão contra Márcio Bittar-Tião Bocalom. Façam seus jogos, que a roleta começou a girar, senhores!


INGERÊNCIA ZERO
A posição deste BLOG não vai mudar neste ano eleitoral, não aceitará ingerência de nenhum candidato, e dará sempre os dois lados dos fatos.


BARCO COM COMANDO
Ou o governo do Gladson une todos os aliados e exige reciprocidade dos que têm cargos no governo no apoio da candidatura de Alysson Bestene (PP) a prefeito, ou o barco fica sem comando e não chegará a lugar algum. Não se serve a dois senhores.


DEIXADO LIVRE
O presidente do MDB, Flaviano Melo, pode até dar uma opinião, mas deixou o candidato Marcus Alexandre (MDB) livre na escolha do vice, sem pressa.


VICE É COMPOSIÇÃO
Não há porque ter pressa na escolha do nome do vice, porque não se sabe nem quais são as composições partidárias para a disputa. Vice é composição dentro da aliança.


VITÓRIA DA DEMOCRACIA
O que ficou claro no documentário da GLOBONEWS sobre depredação da sede dos três poderes, é que houve uma real tentativa de se conseguir um golpe militar para a volta da ditadura, e que só não aconteceu porque majoritariamente as Forças Armadas ficaram ao lado da legalidade. O que ocorreu não foi um vandalismo de velhinhos, velhinhas, fanáticos religiosos, mas uma ação de bandidos. Venceu a democracia.


GRANDE BALIZADOR
O grande balizador da candidatura de Alysson Bestene (PP) para a PMRB, será o resultado do julgamento do governador Gladson Cameli pelo STJ, a pedido da PGR, que ocorrerá no próximo dia 22 de fevereiro. Se o Gladson for afastado, a candidatura do Alysson afunda; se isso não acontecer, ela toma impulso.


NÃO HÁ COMO PREVER
Tudo o que for dito sobre o julgamento do Gladson no STJ até entrar em pauta será mero palpite jurídico, no que diz respeito ao pedido do seu afastamento do cargo. Cabeça de magistrado é terra de surpresas.


MEXE COM O PP
Este julgamento no STJ é um fato que mexerá ou não, profundamente, nos planos do PP para disputa da PMRB.


LÓGICA DO PODER
Quem tem que correr para mostrar serviço é quem se encontra no poder. Neste aspecto, o MDB está correto em retardar o lançamento da candidata Jéssica Sales (MDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


MIRANDO A VEREANÇA
Como o PT e o PCdoB estão fora das discussões para indicar o vice na chapa do candidato Marcus Alexandre (MDB), seus dirigentes vão se dedicar a eleger vereadores. PT e PCdoB não têm um vereador em Rio Branco.


SÓ QUE NÃO É
Se a eleição de 2026 para o governo fosse apenas no eleitorado evangélico, a vice-governadora Mailza Assis seria favorita a conquistar mais um mandato. Não se consegue andar no seu gabinete sem topar num Pastor evangélico. Só que, a eleição para governador é plural e vai além do nicho evangélico. Ela não caiu na real, que não se elegerá governadora apenas gritando aleluia.


OPOSIÇÃO RAIZ
A única vereadora que de fato é oposição desde o início do mandato do prefeito Tião Bocalom, é a vereadora Elzinha Mendonça (PSB). Não se deixou atrair pelo encanto do poder e se manteve firme até hoje.


PARA AGRADAR O BOLSONARO
Milhares de pessoas morreram na pandemia da Covid-19 por não estarem vacinadas. Quando o governo quer inserir no programa nacional de imunização a vacinação de crianças contra a Covid, aparecem os deputados Roberto Duarte (REPUBLICANOS), Ulysses Araújo (UB), Zezinho Barbary (PP) e Fábio de Rueda (PP), todos devidamente vacinados com suas famílias, assinando um requerimento contra a vacinação, apenas para revalidar a patuscada do Bolsonaro, de que tomar vacina vira jacaré. É lamentável que se fique com a ideologia de extrema direita e se jogue a ciência no lixo.


ASSIM O BOI NÃO DANÇA
Com quem converso sobre a eleição em Cruzeiro do Sul, ouço que o prefeito Zequinha Lima (PP) não faz uma gestão desastrada, mas que com raras exceções o seu secretariado é fraco; e ele não consegue capitalizar politicamente as suas obras.


ERRO DE ESTRATÉGIA
Não chega ser novidade o ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PP) liderar em todas as pesquisas de 2023, da corrida para a prefeitura de Tarauacá. A prefeita Néia (PDT) perdeu um precioso tempo do mandato em ficar brigando com o MP.


JABUTI NÃO SOBE EM ÁRVORE
O deputado Emerson Jarude (NOVO) diz não saber de onde surgiu o boato que sua namorada Ana Paula – ex-Cameli- seria candidata ao Senado, em 2026. Vou fingir que acredito que ele não sabe nada sobre o assunto. Quando um jabuti aparece no galho de uma árvore, é porque alguém o colocou.


SALTO NA POPULARIDADE
Começou mal a sua gestão. Mas com as obras em curso na cidade – como o programa de asfaltamento – a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, virou uma candidata competitiva para a reeleição, além de que, ela disputará sentada na cadeira de prefeita, o que tem peso.


FORA DA CAMPANHA
Além de ficar fora da campanha como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, o deputado Clodoaldo Rodrigues (REPUBLICANOS), avalia ser Jéssica Sales (MDB), uma candidata a prefeita difícil de ser batida. Por isso, não vai entrar na canoa furada de ser candidato.


DESMONTOU O BURBURINHO
Quando a presidente do diretório municipal do PP, deputada federal Socorro Neri, disse que não existe Plano B para a candidatura de Alysson Bestene (PP) para a prefeitura de Rio Branco, desfez burburinhos e apagou um fogo de monturo que ainda havia no partido de um nome alternativo.


PARA TER BASE
Quando o senador Márcio Bittar (UB) investe numa aliança com o prefeito Bocalom, foca em 2026. Bocalom ganhando, ele teria a máquina da PMRB apoiando a sua reeleição.


FRASE MARCANTE
“Se queres fazer inimigos, fale; se queres conquistar amigos, ouça”. Ditado latino-americano.


APOIO FECHADO
O deputadoTanízio de Sá (MDB) está montando uma chapa de candidatos a vereador em Senador Guiomard, que deve apoiar a reeleição da prefeita Rosana Gomes. “Já dei a minha palavra que vou lhe apoiar e não voltarei atrás”, diz Tanízio.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Conciliador

Esse foi o adjetivo mais repetido em todas as notas de pesar pelo falecimento de…

22/11/2024
  • Destaque 1

Gladson Cameli anuncia convocação de 11 defensores para o início de 2025

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…

21/11/2024
  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024