Na manhã desta segunda-feira, 8, moradores de Xapuri fizeram um protesto contra o não funcionamento de uma balsa que está atracada às margens do Rio Acre há quatro meses, mas que nunca entrou em funcionamento.
O equipamento, com rebocador, vai aumentar a capacidade da travessia entre os dois distritos de Xapuri. A balsa em funcionamento na atualidade, dizem os moradores, é pequena, não comporta a demanda e apresenta defeitos técnicos quase que diariamente.
Após o protesto dos moradores, com direito a bolo decorado, o governo do Acre se posicionou. Por meio de uma nota, o Deracre, responsável pela balsa, informou que, mesmo após mais de quatro meses, a balsa ainda passa por ajustes e não estipula uma data para que o equipamento entre em funcionamento.
Leia abaixo a nota:
Nota pública sobre a situação da balsa de Xapuri
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informa que tem garantido condições necessárias de segurança de trafegabilidade no transporte fluvial no rio Acre, em Xapuri.
Desta forma, esclarece que a nova embarcação encaminhada ao município deve passar por ajustes essenciais, para em breve iniciar operações.
Além disso, o Deracre ressalta que os moradores de Xapuri contam com duas embarcações que têm dado total apoio para que o transporte hidroviário da região não seja prejudicado. Serviços essenciais como saúde, segurança e alimentação não estão comprometidos.
Sócrates Guimarães
Presidente do Deracre