Menu

Nível dos igarapés diminui e possibilidade de transbordamento é descartada no momento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de chuvas de mais de 120mm nos últimos dois dias, a possibilidade de transbordo dos igarapés em Rio Branco trouxe alerta as autoridades e preocupação aos moradores. Apesar do nível dos principais igarapés que cortam a capital acreana, como o São Francisco, Batista, Fundo e Judia terem subido muito, todos permaneceram em sua calha normal, o que fez com que não houvesse transbordamento. Após o fim das chuvas, os igarapés e a situação na manhã desta sexta-feira, 5, é de tranquilidade.

“Estamos monitorando todos os igarapés de Rio Branco e a situação agora é tranquila, já que houve uma retração do nível. A possibilidade de transbordamento por enquanto está descartada, mas neste período de muita chuva, precisamos ficar em constante alerta”, explica Claudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital acreana.

Anúncio

A necessidade de monitoramento vem da expectativa de chuvas para os próximos dias. O monitoramento da Defesa Civil aponta que, mesmo sem conseguir prever o volume, a previsão é que chova, em média, quatro dias por semana neste mês de janeiro.

Nível do Rio sobe mais de meio metro, mas ainda é baixo

Já em relação ao nível do Rio Acre, a situação, por enquanto, é de tranquilidade. Nas últimas 24 horas, o volume de água aumentou 67 centímetros. Mesmo assim, o nível nesta manhã é de 7,1m, bem distante ainda da cota de alerta que é de 13,5m em Rio Branco.

As chuvas que têm caído no interior do estado, na região da bacia do rio, devem influenciar no comportamento do manancial e a previsão é que o morador de Rio Branco enfrente uma cheia entre o final de janeiro e início de fevereiro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.