Menu

Governador Gladson cria Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia no Acre

Foto Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho faz parte da Lei de Inovação (nº 4.132/2023), sancionada pelo governador Gladson Cameli em julho de 2023. A lei foi criada em parceria com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

Em solenidade no Palácio Rio Branco na tarde desta sexta-feira, 5, o governador Gladson Cameli (PP) assinou o decreto que nomeia e constitui o Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação do sistema produtivo no Estado.

Anúncio

Segundo a gestão, o conselho está vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia. O Conselho se configura como um instrumento estratégico para catalisar a inovação, promover o progresso científico e posicionar a jurisdição do Estado como protagonista na economia do conhecimento para troca de informações e experiências.

O chefe do Poder Executivo disse em seu discurso que o secretário Assur Mesquita tem carta branca para realizar um trabalho eficiente no conselho estadual. “Temos que diminuir as burocracias e cumprir com todos os acordos cromáticos, o agronegócio tem que se adequar ao momento”, declarou.

O secretário de ciências e tecnologia do Acre, Assur Mesquita, destacou que a atuação do conselho vai permitir uma gestão mais eficiente dos recursos destinados à inovação e à ciência, contribuindo para o aumento da competitividade e a melhoria da qualidade de vida da população. “O governo do Estado vem trabalhando aliado a todas as entidades de pesquisas e empreendedores, recentemente aprovamos a lei e estruturamos a pasta. A instituição vai dar o coração na atração de investimentos com pesquisadores, investidores e startups que é um conceito econômico e vai alavancar os negócios com objetivo na geração de emprego e renda”, ressaltou.

Foto Sérgio Vale/ac24horas

Valdemiro Rocha, presidente do Sistema OCB, disse que o conselho é de fundamental importância para o setor privado. “Nós do setor corporativista também investimos no setor de pesquisa, algo em média R$ 4 milhões de reais. No Acre, quanto mais se organizar para captar recursos, é fundamental”, explicou.

O evento governamental contou com a presença de várias autoridades de Estado como o secretário de governo, Alysson Bestene, o conselheiro do Tribunal de Contas. Ronald Polanco, o deputado estadual Eduardo Ribeiro, representando o Fórum Empresarial, Assuero Veronez e demais autoridades.

Sobre o Conselho:

O CEICT e um órgão deliberativo e consultivo na elaboração de projetos de leis dos planos plurianuais, na proporção de estudos e no subsídio da formulação de propostas e no desenvolvimento da área de ciência, tecnologia e inovação do Estado.

15 instituições representam o Conselho, formado por membros do ecossistema de inovação. A presidência do Conselho será exercida pelo Secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia.

O mandato dos Conselheiros será de dois anos, permitida uma recondução, por indicação da entidade representada.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.