O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse nesta quinta-feira, que em áreas de risco e mais suscetíveis a enxurradas, como em regiões que beiram o igarapé São Francisco, moradores de áreas de risco já podem se antecipar e deixar suas residências.
Segundo Falcão, se moradores de áreas de risco se anteciparem e deixarem suas residências, o atendimento será otimizado em caso de emergência. “Uma enxurrada não dá tempo de reação, é muito rápida, no momento de desastre todos encontram problemas e às vezes o socorro não chega a tempo, a pessoa acaba perdendo seus móveis e corre risco de morte. Principalmente as pessoas que tem alguma dificuldade de locomoção, a qualquer iminência de perigo, saiam de suas casas levando consigo apenas o necessário, que são documentos e remédios controlados”, disse.
Para a Defesa Civil, a forte chuva que atingiu a capital ontem até a madrugada de hoje (4), encheu os igarapés de Rio Branco e os deixou mais próximos dos pontos de transbordamento.