Menu

Gestores celebram aumento do PIB e redução do desemprego no Acre em 2023

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gestores ligados ao desenvolvimento econômico do Estado fizeram uma avaliação dos resultados do cenário econômico atual e as perspectivas para 2024. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, na sala de Reuniões da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac).

Dentre os resultados positivos apresentados, estão o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto e redução da taxa de desemprego no Acre.

Anúncio

Com a ausência do governador Gladson Cameli, o secretário de governo, Alysson Bestene, avaliou que apesar do ano ter sido ruim na área econômica, fez questão de enaltecer o crescimento do PIB que, segundo ele, teve um crescimento considerável de 6,7% em vários setores como, por exemplo, no agronegócio, bandeira do atual governo.

“Os números demonstram isso, a gente teve um crescimento no PIB e isso é positivo, tomando o Acre o quinto estado em crescimento do país, então a iniciativa privada está cada vez mais absorvendo mais, crescendo e fazendo o Estado sair do setor público, isso é fruto de um esforço e trabalho do governo onde cada vez mais pede essa parceria no setor produtivo”, explanou Bestene.

O secretário de indústria e tecnologia do Acre, Asur Mesquita, comemorou os avanços no setor produtivo do Acre, causando reflexo na queda da taxa de desemprego para 6,2%. “O setor empresarial tem proporcionado todo um incentivo ao governo e tem gerado resultado e a tendência é de crescimento pois as empresas estão se capacitando e vão estar prosperando mais no decorrer dos anos”, detalhou.

O gestor revelou ainda que houve crescimento significativo no setor de grãos e madeireiros. “Tudo ocorreu em função do mercado internacional e isso puxa a economia em geral, aquecendo a economia. Que tenhamos um 2024 ainda mais próspero, onde esse ano já tivemos a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos segundo o IBGE”.

O presidente em exercício da Fieac, João Paulo Pereira, avaliou positivamente o trabalho do governo em parceria com o setor empresarial no Acre, causando boas perspectivas para o setor em 2024. “Que seja significativo, tanto na geração de emprego, quanto na de renda. A gente tem ano que vem a perspectiva boa do programa Minha Casa Minha Vida que deverá impulsionar ainda mais a economia na construção civil, ou seja, hoje a economia está fluindo, principalmente no agronegócio”, declarou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.