Menu

Pesquisar
Close this search box.

Qual é a jogada política do JV para 2026

O Jorge Viana (PT) abandonou a política? É uma pergunta que escutei várias vezes e não soube responder. Depois de entrar numa aventura maluca de disputar o governo contra o Gladson Cameli (PP), que liderava todas as pesquisas, perdeu de lambuja no primeiro turno, uma derrota acachapante para quem teve uma época que não podia andar nas ruas e era cercado para fotos e autógrafos. Depois disso saiu de cena. Não conseguiu ser ministro do Lula e acabou num cargo de segundo escalão, a APEX, que embora seja uma pasta com bilhões no orçamento, não dá projeção política regional. Nesse rescaldo viu uma das maiores lideranças do seu partido, Marcus Alexandre, deixar o PT para se filiar ao MDB, por onde disputará a PMRB. Zangado, não solta uma frase sobre a sucessão municipal da capital, no próximo ano. E nem sobre política. A única frase que solta na sua rede social é de elogios para a pujança do seu cafezal.


O JV ainda não entendeu que já dobrou o cabo da boa esperança na política, e que, embora ainda seja uma grande liderança da oposição, não tem mais aquela pujança, aquele carinho popular. Se acha que ele vai chegar ao Acre em 2026 se dizendo candidato a governador e todos correrão atrás, poderá estar cometendo um novo erro, como na última disputa do governo.  Qual é a do JV para 2026, não se sabe, só o tempo é que dirá se sairá ao Senado, ao Governo, ou será apenas mais um cafeicultor??????


VITÓRIA HISTÓRICA


O presidente Lula teve uma vitória exuberante no parlamento ao conseguir aprovar a Reforma Tributária, projeto que por vários governos sofreu o chamado embargo de gaveta. Vai ser um plus para a economia deslanchar.


ESTÁ NO SEU LIMITE


Não se pode exigir mais ação da vice-governadora Mailza Assis para ajudar a decolar a candidatura do Alysson Bestene (PP), para a PMRB, do que tem feito. Tem limite: não tem caneta.


COORDENADOR, URGENTE!


O secretário Alysson Bestene (PP) precisa, urgente, de um assessor de campanha, que conheça os jogos dos bastidores da política, não adianta pôr um medalhão amador para a função.


CONVERSAS EXISTEM


Na política, as paredes sempre escutam. Não é nenhuma teoria da conspiração, mas não duvidem se a permanência do médico Fábio Rueda (UB) como deputado federal acabe se transformando em definitivo. Anotem.


SEM MANDATO


O deputado Roberto Duarte (REPUBLICANOS) está formando uma chapa atrativa para candidatos a vereadores de Rio Branco. Não aceita ninguém com mandato na chapa.


PODE DAR JOGO


Pelo que ando sabendo de conversas de bastidores, pode dar jogo uma aliança entre União Brasil e MDB. Mas, se isso acontecer, não terá no palanque os senadores Márcio Bittar (MDB), Alan Rick (UB) e o deputado federal Ulysses Araújo (UB).


CHANCE REMOTA


Acabou o movimento do bloco de parlamentares federais de direita para fazer o deputado federal Ulysses Araújo (UB), candidato a prefeito da capital. A última pesquisa sobre a disputa da PMRB o coloca com baixa aceitação popular, com chance remota de decolar seu nome.


MOVIMENTO FORTE


Há um movimento forte de deputados se articulando para a disputa da próxima eleição da mesa diretora da ALEAC. Como a eleição só acontecerá em 2025, não dá nem para fazer avaliação se o movimento vai crescer ou estagnar.


DISPARADO NA CORRIDA


Uma pesquisa feita por um instituto caseiro de um partido a que tive acesso ontem, trouxe o Delegado Railson, liderando com folga a corrida para a prefeitura de Feijó. É uma candidatura que vai se consolidando.


CONVERSAS ENCAMINHADAS


Em Brasiléia as conversas estão acontecendo para que ocorra uma aliança entre MDB e o PP, faltando definir quem seria a cabeça da chapa, se a ex-deputada Leila Galvão (MDB) ou o ex-vereador Joelson Pontes (PP).


MUITO DISPUTADA


A eleição em Brasiléia pelo comando da prefeitura do município tende a ser muito disputada, acirrada, a candidata da prefeita Fernanda Hassem, sua chefe de gabinete Suly Guimarães, um nome novo, não será fácil de ser batida, pela estrutura do grupo que apoia o seu nome.


BUSCA DE VOTO


Na maioria das vezes, os chamados títulos de Cidadão Acreano, são outorgados pelos deputados a pessoas que no futuro possam render votos. Um ou outro é por mérito.


DISPUTA DO SENADO


O senador Márcio Bittar (UB) já começa a se mexer politicamente. Deverá disputar a eleição pela aliança que apoiará o senador Alan Rick (UB) para o governo, em 2026.


ELEIÇÃO É PLURAL


O senador Alan Rick (UB) tem todo o direito de se manifestar como um político de direita. Mas não pode levar esse posicionamento aos extremos, porque a eleição de governador é plural e não segmentada em apenas uma tendência política.


META É O GOVERNO


Conversei ontem com uma figura próxima do ex-governador Jorge Viana, que me disse não ter dúvida de que ele disputará o governo em 2026. Vê a sua ausência do debate político como uma estratégia de sair do foco no momento. Sonhar não custa nada. Na verdade, ninguém sabe o que fará.


NADA DE EXCEPCIONAL


Nada que possa ser encarado como novidade política de peso deve acontecer até o final do ano. Os olhos estão voltados para o início de 2024, 22 de fevereiro, quando o STJ decidirá se o governador Gladson será ou não afastado do cargo e virará Réu.


NUNCA SE SABE


Ontem, numa roda de advogados do primeiro time da taba, todos apostaram que, virar Réu isso deve acontecer, mas que o afastamento do Gladson do cargo é improvável de ocorrer. Como se trata de cabeça de magistrado, nunca se sabe, nunca se sabe. Argumentam falta de fato novo.


VOTOS DECLARADOS


Os apoios dos senadores Márcio Bittar (UB) e Sérgio Petecão (PSD) para o governo em 2026, estão definidos. Bittar vai com Alan Rick (UB) e Petecão com Mailza Assis (PP).


ATENDIMENTO DE PONTA


Só este ano foram realizadas 17 cirurgias de transplante de fígado, pela equipe do Dr. Tércio Genzini, um dos melhores nessa área no país. Ao todo são mais de 70 transplantes. O projeto nasceu no governo do PT e teve continuidade pelo atual governo.


FUNCIONA PARA VEREADOR


O deputado Emerson Jarude (NOVO) andou postado nos semáforos, com uma placa, agradecendo o índice de aprovação na pesquisa do DELTA, para a PMRB, que não foi essa Coca-Cola, só 9 por cento. Esse tipo de estratégia funciona para cargo proporcional, prefeito é cargo majoritário.


FRASE MARCANTE


“Nunca interrompa o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro”. Napoleão Bonaparte.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.