Homens e mulheres de Rio Branco estão sendo convidados para o encerramento da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Todas as Mulheres. A última programação acontece neste sábado, 9, e a atividade física vai ser usada para tentar conscientizar a população sobre o tema.
“O aulão é um ato simbólico de encerramento da campanha, por isso convidamos às mulheres e homens que se juntem a essa causa. É importante a participação de toda sociedade para que juntos possamos enfrentar e combater todos os tipos de violência contra mulher, é importante que toda sociedade se conscientize que o respeito é fundamental em todas as situações e relações”, afirma Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da prefeitura.
Rila fala ainda sobre a cultura machista e os reflexos na sociedade. “É percebido que a cultura machista e patriarcal, que educa o homem, o leva ao exercício da violência, com atitude de poder sobre as mulheres, que se acham “donos”. E quando uma mulher não segue o “padrão imposto pela sociedade”, “não obedece”, ou decide terminar um relacionamento que a oprime, ela sofre os todos os tipos de violência, desde a violência física, psicológica, patrimonial, moral, sexual, muitas vezes, chegando a mais letal, que o feminicídio”, explica.
O aulão acontece neste sábado, na Praça da Revolução, a partir das 17 horas.