Menu

Germano Marino compõe a Comissão Nacional de Intergestores da Política LGBTQIA+

Foto: reprodução/cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo Federal, através do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, instituiu nesse ano, através da Portaria n° 288, de 16 de maio de 2023, a Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+.

Estados, municípios e o Distrito Federal, foram convocados pelo MDHC a enviar gestores da área de direitos humanos, ligadas as políticas afirmativas para a diversidade, a participarem entre os dias 07 a 09 de dezembro de 2023, para a instalação da Comissão Nacional de Intergestores, sendo essa uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os gestores LGBTQIA+ das 3 (três) esferas de governo para a regulamentação e a operacionalização das políticas de direitos humanos LGBTQIA +.

Anúncio

Representando o estado do Acre, Germano Marino, chefe da Divisão da Diversidade Sexual, da diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), compôs a comissão nacional de Intergestores da Politica LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A abertura oficial do evento aconteceu no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), com a participação do ministro Silvio Almeida e da secretária dos direitos das pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, além da presença da sociedade civil organizada e dos conselheiros estaduais e municipais dos direitos das pessoas LGBTQIA+.

O Ministro Silvio Almeida, lançou na ocasião a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, política pública que inclui a construção de rede nacional para combate às violações de direitos desse segmento social.

A estratégia nacional prevê, inclusive, o mapeamento de equipamentos públicos e da sociedade civil, em funcionamento, de atendimento e acolhimento às pessoas LGBTQIA+; capacitação de agentes públicos para atendimento e acolhimento a esse segmento social; e fomento à produção de conhecimento junto a universidades e instituições de pesquisas com objetivo de produzir dados científicos e memória relacionados à temática LGBTQIA+.

Integra a estratégia o programa nacional de Fortalecimento das Casas de Acolhimento LGBTQIA+, o Acolher+, publicado no DOU nesse dia 07.

Para Germano Marino, Chefe da Divisão da Diversidade Sexual da (SEASDH), o encontro é fundamental para a aplicação das políticas destinadas aos direitos humanos.

“É muito importante essa iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, através da Secretaria Nacional LGBTQIA+. Pois auxiliará com que nosso Estado do Acre, possa melhor ser visto, ajudado e orientado por politicas publicas que venham combater as violações dos direitos humanos da população LGBTQIA+ acreana. O Governador Gladson Cameli, tem orientado todos de sua gestão, que nos preocupássemos em atenuar as desigualdades da população. Que temos a missão de acabar com a fome, com as adversidades e qualquer outro aspecto que não venha trazer para o povo do Acre, dias prósperos e felizes. Minha missão aqui, e de colocar o Estado do Acre, nesse mapa das boas praticas das politicas afirmativas dos direitos humanos para a população LGBTQIA+, declarou o chefe da Divisão da Diversidade, Germano.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.