Menu

Cruzeiro do Sul registra 99 novos casos de sífilis e 3 de Aids em 2023

Foto: reprodução/internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Este ano já foram registrados em Cruzeiro do Sul 99 novos casos de sífilis e 3 de Aids. 89 pessoas realizam tratamento contra o HIV no município.

Segundo Iago Castro, técnico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do município, diz que o número de infectados com HIV e sífilis pode ser maior, porque muitas pessoas não realizam o teste rápido ou outra forma de diagnóstico. “O teste é gratuito, fácil e rápido. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o tratamento para o paciente”, afirmou.

Anúncio

A medica infectologista Rita de Cássia recomenda a realização periódica de testes. “Muitas pessoas passam a vida sem testar para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST. Sem saber da doença, a pessoa não busca tratamento “, relata.

Os testes rápidos de sífilis e HIV podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde de Cruzeiro do Sul. O acompanhamento dos pacientes é feito no Serviço de Atendimento Especializado – SAE do município. No setor, que funciona no Posto do Agricultor, onde atuam uma médica infectologista, técnicos de enfermagem e uma enfermeira para o atendimento e acompanhamento dos pacientes, há a oferta de testes rápido,

exames e medicamentos

“A unidade de saúde oferece o “PrEp”, que previne o HIV antes da exposição (sexo sem uso de preservativo). Há também “Pep” , a profilaxia do HIV pós exposição ao risco de contrair o vírus”, cita a enfermeira Rafaela Palmeira.

Ações de prevenção do Dezembro Vermelho

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações de prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em bares e clubes com panfletos e orientações.

As medidas são parte do Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

“Os serviços, que incluem a distribuição de preservativos, também estão sendo levados a empresas e ao Complexo Penitenciário do Juruá”, citou a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.