Categories: Blog do Crica Editorial

Sem alternativa, MDB pode ir do céu ao inferno na briga para prefeito de Cruzeiro do Sul

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Nem o mais otimista dirigente do MDB afirma hoje com convicção que a médica Jéssica Sales (MDB),  será candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, no próximo ano. Reforça a dúvida é que, ao contrário do que ela fazia tempos atrás se dizendo candidata, se fechou em copas e não dá mais uma palavra sobre a sua candidatura. “Não sei se deixará seu trabalho como médica, em Brasília, onde está com três empregos, para vir disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul”, afirma um nada convicto presidente do MDB, Flaviano Melo.


No caso da Jéssica não ser candidata, muda tudo na sucessão em Cruzeiro do Sul, porque o MDB, e nem outro partido de oposição, tem um nome com seu potencial de votos para lhe substituir para enfrentar o prefeito Zequinha Lima (PP).


Jéssica lidera com folga as pesquisas. O advogado Fagner Sales, que disputou a última eleição para prefeito, não é do ramo e lhe falta a empatia da irmã Jéssica. O grupo Sales não vai querer lançar a deputada Antônia Sales (MDB), que está acomodada no mandato. O certo de tudo é que o MDB pode ir ao céu com a candidatura da Jéssica Sales, ou ao inferno político sem ela e sem um bom candidato.


ÚLTIMO TIRO DA MACACA


Vagner Sales, que foi deputado, prefeito e chegou a ser a maior liderança política de Cruzeiro do Sul, joga nessa eleição o seu último tiro da macaca. Seu grupo perdeu a eleição para prefeito de CZS com o filho Fagner Sales (MDB) e tem a Jéssica Sales (MDB), que não se elegeu para um novo mandato de deputada federal, o que diminuiu muito o poder do grupo. Se não conseguir fazer o novo prefeito, o prestígio do seu grupo vai encolher ainda mais. A política tem auge e queda. O Vagner sabe disso.


IMAGEM QUE PASSA


Com seu silêncio, a imagem que passa é que o ex-prefeito Vagner Sales está desmotivado para continuar na política, num tempo em que sem muita grana é difícil se eleger.


NÃO TEM A CANETA


Não se pode debitar a falta de compromissos políticos assumidos para a montagem de alianças em torno da candidatura de Alysson Bestene (PP), na conta da vice-governadora Mailza Assis. Vice não tem a caneta azul. Sem poder de decisão vai acabar se queimando.


TODOS ENGANADOS


O governador Gladson pode até ter dito que deu carta-branca para terceiros resolverem os problemas para a disputa da prefeitura de Rio Branco, mas a última palavra sempre será a sua. O Gladson é ele e ele.


PINTA DE CANDIDATO


O ex-vereador Joelson Pontes (PP) está dando toda pinta de que vai lutar para ser o candidato a prefeito pelo PP. Anda direto em reuniões na zona rural de Brasiléia fazendo política.


FADIGA DE MATERIAL


O que está acontecendo em Feijó com a registrada preferência eleitoral para prefeito, pelo Delegado Railson, é o que se chama de fadiga de material. Chega a um ponto em que o eleitor cansa de votar nas velhas caras políticas, e resolve apostar em nome novo. É basicamente isso.


RESULTADO INVISÍVEL


Pelo menos para o Acre, o que tem se notado é muita propaganda do presidente da APEX, Jorge Viana, mas nenhum resultado visível. Foi de promessa em promessa que Santo Antônio ficou careca. De resultado, só a sua imensa plantação de café.


DANDO VISIBILIDADE


O governador Gladson resolveu dar visibilidade ao seu relacionamento com a engenheira Hana Salim. Sua presença lhe representando na cantata de Natal, é um exemplo.


PERDEU A NOÇÃO


Fazer enquete para saber se a população quer um Papai Noel trajado de azul ou vermelho, mostra que o prefeito Bocalom perdeu a noção do que é ou não prioridade de uma cidade. Entre o azul ou vermelho, é melhor o preto do asfalto nos bairros.


É BRINCAR


Numa cidade com os bairros periféricos cheios de problemas crônicos, se abre discussão sobre a cor do roupão do Papai Noel. É brincar. É esse tipo de coisa que leva a imagem do Bocalom ao desgaste.


DIFICULDADE NATURAL


O que acontece muito nas disputas das prefeituras, é que existem casos em que os prefeitos estão bem avaliados, mas que não possuem um nome competitivo para apoiar. Sem falar que, transferir votos é difícil.


FORA DO PODER


É comum se debitar uma omissão do estado ou do município, ao PT. Acordem! O PT está fora do poder. O povo tem que cobrar é de quem comanda o governo ou a prefeitura. Na campanha não tinham a varinha mágica para resolver todos os problemas? Então, pronto!


O NOME É INGRATIDÃO


Virou comum em matérias produzidas pela ASSECOM se debitar uma obra importante apenas ao governador Gladson, esquecendo que, sem a ação do parlamentar que destinou os recursos, as referidas obras não sairiam. Isso se chama ingratidão.


OTIMISMO


Na visão do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, ele é convicto que fará o seu sucesso, sendo seu adversário Gerlen Diniz (PP), candidato ou não a prefeito.


CHAPA ESTOURADA


O MDB está com um bom problema para ser resolvido, tem mais candidatos a vereador em Rio Branco, do que o número de vagas para candidaturas. Terá que fazer peneira.


SÓ EM 2024


Nenhum dos partidos que abrigam candidatos a prefeito de Rio Branco, deve anunciar os seus vices este ano. Isso vai ficar para abril de 2024 em diante. Antes querem definir as alianças.


PASSA DIRETAMENTE


Com a chegada do senador Sérgio Petecão (PSD) na quinta-feira em Rio Branco, se decidirá de vez se ele caminhará ou não com a candidatura de Alysson Bestene (PP) a prefeito. Qualquer conversa passa, diretamente, pelo Petecão.


FRASE MARCANTE


“Amigos sempre se tem se deles não se precisa”. Tito de Barros


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Filha esfaqueia a própria mãe após ser repreendida em Roraima

E.P.O., de 27 anos, esfaqueou a mãe E.M.P., de 50 anos, na madrugada dessa quarta-feira,…

25/07/2024

Jaguatirica morre ao ser atropelada em Epitaciolândia

Uma jaguatirica, também chamada de gato-do-mato, foi encontrada morta, provavelmente, por atropelamento às margens da…

25/07/2024

Homem é esfaqueado em tentativa de assalto na Via Chico Mendes

Antônio Carlos Freitas de Souza, de 47 anos, foi ferido a golpes de faca na…

25/07/2024

PF apreende quase 4 toneladas de cocaína na fronteira com a Colômbia

Cerca de quatro toneladas de pasta base de cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal (PF),…

25/07/2024

Produtores bloqueiam estrada de Porto Acre e causam engarrafamento

Desde o início da manhã desta quinta-feira, 25, dezenas de produtores rurais decidiram bloquear a…

25/07/2024

Confira a lista dos famosos que serão candidatos nas eleições de 2024

Em todas as eleições, diversas celebridades costumam lançar seus nomes na disputa por cargos políticos…

25/07/2024