Menu

Roberto Duarte critica veto à desoneração da folha: “veto teatral”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) falou, em discurso na Câmara dos Deputados, sua posição sobre o veto do Presidente Lula ao Projeto de Lei nº 334/2023, conhecido como “PL da Desoneração”.

Roberto Duarte destacou a decisão do governo em vetar integralmente o PL, que busca prorrogar as desonerações até 2027, visando aliviar encargos tributários para setores estratégicos. O deputado argumentou que, apesar de ser considerado uma vitória pelo Ministro Haddad, o veto seria derrubado pelo Congresso ainda nesta semana.

Anúncio

A desoneração da folha, implementada desde 2011 e renovada periodicamente, é fundamental para manter o emprego em setores intensivos em mão de obra. O deputado ressaltou o amplo apoio à medida no Congresso, com fácil aprovação nas comissões temáticas e nos plenários da Câmara e do Senado.

Segundo Duarte, o governo estaria tentando transferir para a desoneração a responsabilidade pelo rombo nas contas públicas, enquanto antecipa uma futura alteração na meta fiscal em 2024.

“Ninguém pode imaginar que os diversos setores atingidos com a extinção da desoneração ficarão inertes. Estamos falando de dezenas de milhares de empregos que correm o risco de acabar. Falamos de pequenos empreendimentos, que empregam e produzem, e que correm o risco de fechar as portas. O Congresso, certamente, dará sua resposta e o governo Lula sabe disso. Esse veto teve um caráter meramente teatral, para dar a impressão de que o presidente ouve o ministro Haddad. Uma forma de disfarçar o sincericídio lulista que relativizou a importância de cumprir a meta fiscal”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.