Categories: Destaque 3

Iniciativa inédita da ApexBrasil, programa Exporta Mais Amazônia será lançado neste sábado, em Rio Branco

Por
Witalo Lima

Evento aguardado com grande expectativa por diversos setores da economia, especialmente aqueles ligados a produtos da Floresta Amazônica, o lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e parceiros, será neste sábado, às 9 horas, na sede do Sebrae/Acre.


De acordo com as exposições da Apex sobre o programa, o Exporta Mais Amazônia busca fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e inclui ações como instituições parceiras, busca de soluções para corrigir entraves à exportação de setores econômicos da Amazônia e organização de estandes em feiras internacionais.


Além de um painel de alto nível com especialistas em economia amazônica e mercado internacional, como Salo Coslovsky (Amazônia 2030) e Rodrigo Mattos (Euromonitor International), também haverá a fala de empresas locais, que apresentarão suas experiências com exportações e rodadas de negócios com compradores internacionais. Será apresentado no evento o edital da Mesa Executiva de Exportação de Castanha-do-brasil.


O evento se estenderá entre os dias 25 e 29 de novembro, em Rio Branco, mas com agendas fora da capital, como é o caso de Xapuri, onde um grupo de 34 investidores visitará uma propriedade na Reserva Extrativista Chico Mendes, para conhecer os processos de exploração de produtos extrativistas como a castanha e o látex, entre outros.


O Seminário de lançamento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Também estarão presentes parlamentares e representantes de entidades parceiras. De acordo com Jorge Viana, a inauguração do programa vai ao encontro de um dos objetivos da Agência, que é descentralizar as exportações brasileiras, estimulando a região Norte, que hoje corresponde a apenas 8,5% do total exportado pelo país.


“Esse Programa busca aproximar o empresariado amazônico dos mercados internacionais, organizando o setor produtivo em torno de desafios comuns e trazendo os compradores do mundo todo para conhecer o potencial dos produtos da floresta, que apresentam alto valor agregado”, explica Viana.


Nos dias 27 e 28, serão realizadas as rodadas de negócios, em que empresas dos setores de açaí, cacau & chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína e de frango terão a oportunidade de apresentar sua oferta exportadora para 20 compradores internacionais, de 16 nacionalidades diferentes.


No último dia de agenda, os importadores participarão de visitas técnicas a centros de produção locais nos arredores de Rio Branco. Dentre os destinos a serem visitados, está a sede da Cooperacre, que reúne extrativistas de açaí e castanha-do-brasil, a Ligeirinho Agroindústria, que trabalha com chocolate, e a Fazenda de José Ivan Barbosa de Souza, que realiza manejo de pescado amazônico.


De acordo com a Apex, os produtos compatíveis com a floresta Amazônica, como cacau, pimenta-do-reino, açaí e castanha-do-brasil, representam um mercado de cerca de US$ 200 bilhões no mundo. No entanto, apesar de abrigar 30% das florestas tropicais do planeta, a região Norte contribui com menos de 0,2% das exportações globais desses bens.


Share
Por
Witalo Lima

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Conciliador

Esse foi o adjetivo mais repetido em todas as notas de pesar pelo falecimento de…

22/11/2024
  • Destaque 1

Gladson Cameli anuncia convocação de 11 defensores para o início de 2025

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…

21/11/2024
  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024