O presidente das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Valdemiro Rocha, classifica a realização do Exporta Mais Amazônia, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Sede do Sebrae, em Rio Branco, como positivo visando a ampliação de negócios.
“Primeiro que nós fizemos um termo, a renovação do termo de cooperação técnica entre a OCB e a Apex Brasil e isso vai garantir que nós possamos participar de eventos, tipo esse que está acontecendo, o Exporta Mais Amazônia, que vem fortalecer a capacidade das cooperativas da Amazônia e, principalmente, no caso do Acre, exportar mais, estarem preparadas para exportar mais, porque a Apex não vai permitir só espaços em feiras nacionais e internacionais, mas ela vai capacitar os recursos humanos dessas cooperativas para que possam colocar seus produtos, principalmente, no exterior”.l, explicou o gestor.
Rocha cita que a chegada de empresários de 20 países cria um.ambiente propício para as cooperativas acreanas. “Se pegarmos, por exemplo, a Cooperacre e outras cooperativas que já exportam para mais de 10 países, eventos dessa natureza, trazendo empresários de mais de 20 países para negociarem e conhecerem o negócio cooperativo, isso causa uma maior sinergia e uma maior integração entre quem quer exportar e entre quem quer comprar os nossos produtos”, disse.
O representante afirmou que a maioria das cooperativas do Acre já estão vinculadas à OCB e com o termo de cooperação técnica entre OCB e Apex, será permitido que a cooperativa seja preparada, tanto em termos de documentação quanto em termos de know-how.
O Programa Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa inédita da ApexBrasil para ampliar as exportações da região Norte, em especial de produtos compatíveis com a floresta e de empresas da Amazônia brasileira.
O programa possui dois eixos: gerar oportunidades de negócios para a agricultura familiar, cooperativas e empresas, por meio de rodadas internacionais de negócios; e oferecer uma política estruturada de promoção das exportações de empreendimentos do Norte, por meio das Mesas Executivas de Exportação. Nas Rodada de Negócios, dias 27 e 28, serão 34 empresas de 5 estados do Norte negociando com 20 compradores de 15 países.
Em paralelo, o evento “Diálogos Exporta Brasil” busca sensibilizar autoridades e empresas locais para a cultura exportadora, debatendo oportunidades e desafios para a exportação e discutindo como podemos ampliar a participação de mulheres nos negócios internacionais.
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…