Menu

Comércio do Acre tem boa expectativa para a Black Friday 2023, aponta pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Federação do Comércio do Acre avaliou os resultados da mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na segunda semana de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O estudo indica que o volume de vendas cresceu no 0,6% no País, atingindo, em setembro deste ano, 3,3 pontos percentuais. No Acre, no entanto, as vendas no comércio varejista sofreram redução de 0,2%, mas obtiveram uma variação positiva de 1,8% a menos do que a observada em agosto, de 3,3% -e em julho, de 6,9%.


Segundo Egídio Garó, consultor da Fecomércio, em índices nacionais, pode-se observar o crescimento no comércio varejista ampliado, que leva em consideração veículos e materiais de construção. Neste caso, o aumento foi de 2,9% e, no ano, de 2,4%. Além disso, ainda de acordo com o assessor, a receita nominal de vendas durante o mês de setembro aumentou de 3,3%, em agosto, para 5,4% em setembro, acumulando 4,3% ao longo deste ano.

Anúncio


“No Acre, o acúmulo do ano obteve um aumento de volume de 5,8%, enquanto que o volume de vendas no comércio varejista ampliado foi de – 37% no mês, acompanhando uma queda de – 19 %, observada em agosto, o que interfere no aumento do volume de vendas no acumulado deste ano, atingindo até o mês de setembro, 3,1%, menos do que o acumulado entre janeiro e agosto (4,0%) e de janeiro a julho (4,9%)”, explicou o assessor.


O assessor reiterou ainda que a receita nominal de vendas do comércio varejista elevou-se, se comparado ao mês de agosto, quando o resultado foi de 6,9%, para 8,0% no mês de setembro. “Contudo, no acumulado do ano, esse indicador vem retraindo. Entre janeiro e agosto, o aumento foi de 9,6% e, entre janeiro e setembro, de 9,4%, indicando uma redução desse acumulado até o final do ano”, reforçou, acrescentando que, no varejo ampliado, houve pequena redução na receita nominal, de – 0,1%. “Contudo mantendo um resultado ainda positivo de 0,8%”.


Garó reforça que tal qual no varejo convencional, há indicação de que a receita nominal de vendas diminua no acumulado do ano até o mês de novembro quando, a partir da quarta sexta-feira do mês, quando se iniciam as atividades da Black Friday. “Além dos preparativos de vendas para o período natalino, o que deve alavancar os resultados positivos do comércio”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido