O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) recebeu nota 5 na avaliação institucional realizada em dezembro de 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação e Cultura — MEC.
O conceito, válido pelo prazo de 10 anos, integra o processo de recredenciamento institucional, previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Periodicamente, as instituições do país que ofertam cursos superiores, são avaliadas pelo MEC, como forma de garantir a continuação de seu funcionamento e oferta de cursos superiores para a comunidade.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta terça-feira, 14, por meio da Portaria nº 1.991, com a data do dia 10 de novembro de 2023, assinada pela ministra substituta, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho.
No processo de recredenciamento, a instituição é avaliada a partir de cinco eixos (planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; política de gestão e infraestrutura física).
Nesses cinco eixos, são analisadas políticas de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, comunicação, atendimento ao estudante, divulgação científica, existência e funcionamento de órgãos colegiados, comissões e planejamentos, políticas de capacitação, sustentabilidade financeira, instalações administrativas, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços de atendimento e convivência para estudantes, recursos de tecnologia da informação, instalações sanitárias, dentre outros itens.
A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a importância do trabalho coletivo realizado por toda a comunidade acadêmica para que a nota máxima fosse obtida.
“Durante dois anos, aguardamos ansiosos por esta publicação. Trata-se de uma conquista que é fruto de anos de trabalho árduo, esforço coletivo e um legado que todos nós construímos. Esta conquista é coletiva e deve ser celebrada com todos: gestores, docentes, servidores e, é claro, nossos estudantes, que são a razão de todo o nosso esforço”, afirmou.
Por fim, a reitora também destacou a importância dos investimentos realizados em infraestrutura, regulamentação e, sobretudo, na capacitação e qualificação dos docentes, técnicos e gestores. Segundo a gestora, “este sucesso não é apenas um número, mas a validação de nossa dedicação em fazer do Ifac uma instituição de referência em nosso estado”.
Com informações da Comunicação do Ifac.