Em entrevista, deputado Ulysses diz que Congresso vai derrubar vetos ao marco temporal

Receba notícias do Acre no grupo de WhatsApp do ac24horas.

Em entrevista ao programa FatorAgro, do canal Fator Político BR, o deputado federal Coronel Ulysses (Uniao/AC) afirmou neste domingo (12) que o Congresso vai derrubar nas próximas semanas os vetos do presidente Lula à Lei do Marco Temporal.


O marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito de se fixar apenas às terras que ocupavam ou já disputavam no dia 5 de outubro de 1988, a data de promulgação da Constituição. O STF (Supremo Tribunal Federal) mudou o entendimento. Daí o Congresso aprovou a Lei 2903/2023, mas o presidente Lula vetou as partes que limitavam a 5 de outubro o reconhecimento para a demarcação de terras indígenas.


“A situação é grave. Se o Congresso não derrubar os vetos seria uma tragédia para o agronegócio”, disse Ulysses. No caso da região Norte [em especial no Acre], diz Ulysses, “a manutenção dos vetos [de Lula] vai comprometer a segurança alimentar do País”. Segundo o deputado do Acre, “o Congresso vai derrubar os vetos, garantindo assim o direito constitucional à propriedade privada”.


Além de participar do programa “Fator Agro”, Ulysses manteve vários encontros estratégicos no Acre. Na sexta-feira (10) participou do 24º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Acre, no auditório do Sebrae [em Rio Branco]. O objetivo do encontro é fortalecer as parcerias de produção da região.


Reunião com a bancada acreana


Também, na sexta-feira, Ulysses se reuniu [juntamente com integrantes da bancada federal do Acre] com os prefeitos acreanos para discutir a destinação de emendas aos municípios.
Logo após à reunião da bancada com os prefeitos, Ulysses se encontrou com Weberson Feitoza, com quem debateu projetos para o município de Brasileia.


Ulysses também se encontrou com o presidente da Associação do Bairro Placas, Sirnande Melo. O encontro serviu para a destinação de emenda parlamentar para construção de uma quadra poliesportiva.


O deputado Coronel Ulysses também visitou a Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saude – ONVVES. A Ong atende mais de 15 mil certificados entregues em cursos realizados em cursos FICS (Formação Inicial e continuada). E há 14 anos, a ONVVES presta serviços à comunidade.


No sábado (11), Ulysses conversou com a comissão da Nova Diretoria do Sindicato dos Policiais Penais do Acre.


Ainda se reuniu com a bancada do Acre no Congresso, da qual esteve presente o governador Gladson Cameli (PP). O encontro serviu para o recebimento de propostas para a destinação de emendas a projetos estratégicos para o Acre.


O sábado foi encerrado com o pastor Décio, da Escola de Teologia. Discutiu-se na reunião a inclusão de bacharéis em Teologia como curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Ulysses vai destinar R$ 1 milhão para ampliar a oferta de vagas nos cursos de Teologia do Acre. Atualmente, o curso de Teologia possui cerca de 100 alunos matriculados para primeira turma e 700 alunos estão na lista de espera para próxima chamada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido