Menu

Concorrendo a reeleição, gestão de Lovisaro recebe Selo Diamante de Qualidade em Transparência

Lovisaro enfatiza a transparência como um dos grandes avanços de sua gestão no MP do Acre - Foto: Sérgio Vale

O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro do Nascimento, candidato à reeleição na eleição do Ministério Público do Acre (MPAC) que será realizada na próxima segunda-feira, 20 de novembro, foi o entrevistado desta segunda-feira, 13, do Bar do Vaz, transmitido pelos canais do ac24horas nas redes sociais.

O ponto central da conversa com o atual chefe do MP no Acre foi a aproximação do órgão fiscalizador com a comunidade a partir da retomada de alguns serviços, além dos avanços obtidos pela atual gestão e, ainda, os desafios que Lovisaro considera ter pela frente caso obtenha o segundo mandato.

Sobre os avanços, a reativação do Centro de Especialidade em Saúde (CES), voltados para a saúde física e mental dos servidores, e o resgate do programa MP na Comunidade foram dois dos exemplos citados pelo procurador-chefe, que também ressaltou a importância da contratação de novos promotores por meio de concurso público.

“O diálogo é uma marca desta gestão do MP que deve se perpetuar em outras” – Foto: Sérgio Vale

Lovisaro também destacou o trabalho do Ministério Público na última enchente do Rio Acre, quando mais de 170 servidores do órgão dedicaram mais de 11 mil horas de trabalho diurno e noturno, inclusive com a transferência do gabinete do procurador para o Parque de Exposições de Rio Branco, onde as famílias atingidas foram abrigadas pelo Estado.

Sobre transparência, o procurador-geral afirmou que esta é uma grande marca da sua gestão. Segundo ele, quando chegou ao cargo pegou alguns índices do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, do Tribunal de Contas da União (TCU), que estavam no nível “vermelho iniciante” e foram melhorados para a fase do verde avançado.

“Esse é um dos programas que mostra a transparência dentro da atuação do MP como órgão de administração. Hoje, inclusive, foi anunciado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) o nosso selo diamante, um selo que foi conquistado, inédito, e que somos a única instituição do estado e a única da região Norte [a possuir]”, afirmou.

Com a classificação Diamante, o MPAC alcançou a mais elevada categoria de transparência, saindo de um índice anterior de 53% para 98,44%, o maior índice entre as entidades do Estado do Acre. Ainda sobre transparência, Lovisaro acrescentou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reconheceu o MP do Acre como um dos seis do Brasil mais transparentes.

O Ministério Público do Acre também pretende contratar novos servidores. Segundo Lovisaro, o órgão já está com edital publicado e com inscrições abertas, com data de realização das provas marcada para dezembro deste ano. Além disso, o MP também está trabalhando na valorização dos servidores que estão na ativa, de maneira especial atuando no interior do estado.

Também foi destacada na conversa a aquisição do bloco da UNINORTE para que toda a estrutura do MP acreano se concentre em um único lugar. De acordo com o procurador-chefe, esse é um sonho de 60 anos do órgão. “É uma mudança radical porque estamos indo para 14 mil m² só no bloco já construído, o que significa que vamos acabar com todos os aluguéis”, explicou.

No decorrer da conversa, Lovisaro disse que o diálogo é uma marca desta gestão do MP que deve se perpetuar em outras. “Orgulho-me dessa marca que estou deixando também”, disse o procurador-geral, reforçando que o cargo exige o equilíbrio para se dialogar com as instituições. Tenho consciência da grandeza do cargo que ocupo e que pretendo continuar ocupando”, enfatizou.

Procurador destaca aproximação da comunidade como uma das marcas de sua gestão no MPAC – Roberto Vaz e Danilo Lovisaro – Foto: Sérgio Vale

Sobre os desafios para um possível segundo mandato, Lovisaro destacou a necessidade de dar continuidade a algumas ações iniciadas por ele, que pretende concluir, dando como exemplo a mudança da estrutura do MP para um único local. Outro ponto é a construção do auditório do órgão em Rio Branco, assim como a construção do prédio próprio da Promotoria de Xapuri.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realiza no próximo dia 20 de novembro eleição para escolha de procurador-geral de Justiça. A eleição será a primeira realizada por meio do voto eletrônico. Cada membro do órgão fiscalizador poderá votar em até três candidatos.

Os candidatos são: Celso Jerônimo de Souza (procurador de Justiça), Danilo Lovisaro do Nascimento (procurador de Justiça e candidato ao segundo mandato), Glaucio Ney Shiroma Oshiro (promotor de Justiça) e Kátia Rejane de Araújo Rodrigues (procuradora de Justiça).

ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-sharp-fill

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.