Menu

Portaria do governo consolida rede nacional de cidades para acolhimento de migrantes

Foto: Odair Leal
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Justiça publicou portaria nesta sexta-feira (10) que dispõe sobre a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras, estabelecendo objetivos e diretrizes gerais de funcionamento da RNCA, além do termo de adesão a ser firmado pelos municípios para sua consolidação.

Entre outros, a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras tem como objetivos apoiar o desenvolvimento de capacidades institucionais para integração local da população migrante, refugiada e apátrida; institucionalizar um espaço para o diálogo intergovernamental sobre migrações, refúgio e apatridia, com protagonismo dos municípios; possibilitar o compartilhamento de subsídios técnicos para a tomada de decisão, municipalmente, sobre a política para migrações, refúgio e apatridia; oportunizar a troca de experiências e aprendizados; e incentivar a construção de programas e ações intermunicipais voltados para a população migrante, refugiada e apátrida.

Anúncio

No Acre, são esperados migrantes que devem ingressar pelo Peru e Bolívia neste fim de ano. Em precaução, a prefeitura de Epitaciolândia decretou emergência para fazer frente à situação.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-senajus/mjsp-n-84-de-26-de-outubro-de-202-522135869

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.