“Quando recebi a ligação fiquei nervosa e, ao mesmo tempo feliz; não tenho palavras para agradecer”. Esse é o relato da Francinete Silva, de Porto Walter, paciente de 33 anos, diagnosticada com cirrose hepática decorrente do vírus da hepatite B e hepatocarcinoma, que recebeu um novo fígado na quinta-feira, 9, no centro cirúrgico da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
Todo o processo de viabilização para captação e a realização do transplante iniciou na quarta-feira, 8, quando a equipe de transplantes foi notificada pela Central Estadual de Transplantes de um doador compatível na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Parte da equipe médica de São Paulo se deslocou até Rio Branco e o doador foi transferido para a Fundhacre por volta de 11h da manhã da quinta, 9, quando foi realizada a cirurgia de retirada do fígado, seguida do implante na receptora.
A paciente já estava acompanhada pela equipe de transplantes desde fevereiro. “Foi tudo muito rápido, percebi mudança na cor da pele, fiquei inchada, foi quando fui fazer o exame e fui diagnosticada com cirrose hepática”, relatou Francinete.
O serviço de transplante da Fundhacre conta com acompanhamento no pré e pós-ambulatório; os pacientes que passam pelo procedimento cirúrgico são assistidos por uma equipe multiprofissional preparada.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Viúva de Erasmo Carlos, Fernanda Esteves revelou que ainda não conseguiu superar a morte do…
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Um homicídio envolvendo uma disputa por terras chocou o município de Amapá, localizado a 310…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou o pedido do Poder Judiciário do Tocantins para…