Categories: Cotidiano

Crise na segurança privada do Acre pode levar 700 profissionais ao desemprego

Por
Raimari Cardoso

Na manhã desta quinta-feira (9), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco de debates sobre a onda de demissões que ameaça os profissionais de segurança privada. A iniciativa partiu do deputado Adailton Cruz (PSB) por meio do requerimento nº 148/2023, segundo informação divulgada pela Assessoria de Comunicação da Aleac em seu portal na internet.


A audiência pública foi liderada pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) porque o proponente do encontro, o deputado Adailton Cruz, está cumprindo agenda em Fortaleza na Conferência da Unale. Magalhães enfatizou a necessidade de encontrar soluções eficazes para reverter o cenário.


Magalhães disse que há relatos de mais de 700 profissionais que correm risco de serem demitidos. Ele também ressaltou a necessidade urgente de soluções que minimizem o impacto nas famílias envolvidas e salvaguardem os setores essenciais afetados.


“É para isso que estamos reunidos aqui hoje, o nosso papel é mediar, ajudar a encontrar uma solução para este dilema que afeta não apenas as vidas desses trabalhadores, mas também reverbera no serviço público, especialmente nas áreas da saúde e educação”, complementou.


Presidente do Sindicato da Segurança Privada, Nonato Santos – Foto: Sérgio vale

O presidente do Sindicato da Segurança Privada, Nonato Santos, falou sobre a preocupação que envolve a demissão de cerca de 300 profissionais da área, que já estão cumprindo aviso prévio em uma empresa que teria abdicado do contrato com a Sesacre.


Em entrevista à TV 5, reproduzida pelo Instagram, ele fez um apelo para que outra empresa que assuma o contrato com a Sesacre absorva a mão de obra dos trabalhadores que estão sob risco de ficar desempregados.


“A gente se deparou agora com esse presente de Natal, com a demissão de trezentos trabalhadores. A gente pediu uma audiência pública, através do deputado Adailton Cruz, e esperamos que se outra empresa assumir esse contrato da Sesacre, que ela absorva essa mão de obra”, apelou.



O sindicalista ainda argumentou que não é justo que os trabalhadores ganhem de presente uma demissão, o que, segundo ele, vai impactar economicamente nas famílias e em outros setores, de maneira geral.


“Então, nosso pedido aqui, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional do Trabalho, aos deputados, é que tenha uma intervenção junto a esses contratantes, no caso a Secretaria de Saúde. E estamos aqui nessa audiência pública, onde a gente espera que tenhamos alguma coisa positiva para apresentar para esses trabalhadores em breve”, finalizou.


Durante a audiência, o presidente do Sindicato das Empresas de Vigilância, Segurança e Transporte de Valores do Acre (SINDESP), Leslie Castelo, expressou preocupação com a prolongada crise financeira enfrentada pelas empresas do setor.


“Já não bastasse tudo isso, o atraso nos repasses agravou a situação, comprometendo o pagamento de salários e benefícios. A falta de suporte adequado levou algumas empresas a buscar empréstimos, desencadeando uma série de problemas, desde o atraso nos salários dos colaboradores até o não pagamento de contas básicas, como energia e água. Levamos essa situação até a PGE, mas até o momento, os resultados práticos permanecem pendentes”, informou.


O superintendente regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lane, destacou a importância de analisar a situação do ponto de vista legal e do Estado de Direito. Ele questionou se as empresas buscaram formalmente a intervenção do sindicato nas demissões em massa, ressaltando que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2022, essa interveniência é obrigatória.


Ele enfatizou que, constitucionalmente, os direitos sociais e a empregabilidade são assegurados, e a demissão em massa sem seguir os procedimentos adequados, pode ser contestada judicialmente, anulando as demissões.


O secretário adjunto da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Sebastião Flores, foi objetivo ao dizer que a repartição não pretende em hipótese alguma cancelar os contratos com as empresas de segurança privada, uma vez que cada vez mais as escolas necessitam desse trabalho.



“Quanto à demissão dos profissionais de segurança que atuam na Educação, conversei com o secretário Aberson Carvalho e o que ele me passou é que possuímos um contrato em vigência com a VIP Segurança e os pagamentos estão em dia. Sobre o pacto da revisão contratual, tem um grupo de trabalho atuando para nós e não há nenhum tipo de cogitação sobre a demissão desses profissionais por parte da SEE. Não cogitamos isso até porque precisamos muito do serviço deles nas escolas, que têm cada vez mais necessidade desse serviço”, assegurou.


O Promotor de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, Rodrigo Curti, acionado pelo sindicato dos empregados no setor de segurança privada, disse que o Ministério Público está atento às preocupações sobre as repercussões dessa medida. Curti também destacou a importância vital dos vigilantes, não apenas para garantir a segurança, mas também para manter a ordem em ambientes críticos, como hospitais e escolas.


No final do encontro, o deputado Edvaldo Magalhães propôs um encaminhamento decisivo para a audiência pública, enfatizando a necessidade de avançar para o próximo passo. Ele destacou a urgência em quebrar o padrão de repactuações sem prazo definido, baseando-se em sua experiência como gestor público.


Com informações da Agência Aleac.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024