Menu

Comércio enfrenta terceiro mês seguido de queda no Acre com baixa de 0,2%

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em setembro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista do Acre caiu 0,2% na comparação com o resultado de agosto (-0,6%). Em julho, as vendas haviam registrado queda de 2,1%. Ou seja: o varejo do Acre vem caindo constantemente neste segundo semestre de 2023.

Frente ao desempenho de setembro do ano passado, o varejo do Acre mostra crescimento de 1,8%.

Anúncio

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE. O resultado de setembro no Acre contrasta com o do País no período, quando o volume de vendas cresceu 0,6%, frente a agosto, na série com ajuste sazonal. No mês passado, a variação havia sido de -0,1%. A média móvel trimestral variou 0,4% no trimestre encerrado em setembro.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 3,3% frente a setembro de 2022, quarto avanço seguido. O acumulado no ano chegou a 1,8% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 1,7%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou estável (0,0%). Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 2,9%, acumulando no ano alta de 2,4% e de 1,6% em 12 meses.

Em setembro, o comércio varejista brasileiro cresceu 0,6% na comparação com o mês anterior, após a variação negativa registrada em agosto (-0,1%). A alta de setembro repete o padrão de variação de baixa amplitude nessa comparação ao longo de 2023: desde fevereiro o indicador tem registrado variação na faixa de -0,6% (maio) até 0,7% (março e julho). Com isso, a diferença do nível de vendas em setembro de 2023 para o pico da série histórica (outubro de 2020) é de -1,5%.

Em setembro de 2023, na série com ajuste sazonal, houve taxas negativas em cinco das oito atividades: combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

Acesse aqui os resultados da PMC no Acre: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/357b98e741c2a03bcaa29212896054f5.pdf

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.