A Polícia Federal inaugurou no dia 31 de outubro o novo prédio da Delegacia de Polícia de Migração, nas dependências da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Velho, Rondônia.
Com isso, os atendimentos deixam de ser feitos no Porto Velho Shopping e passam para a nova unidade de referência ao migrante, que conta com uma estrutura moderna e funcional, que possibilitará maior segurança, acessibilidade, eficiência e agilidade aos usuários, num processo individualizado conforme as necessidades de cada pessoa.
Segundo a PF, isso foi possível por meio da habilitação da Polícia Federal em Rondônia no processo de seleção da 3ª Vara Federal Criminal, o qual destina prestações pecuniárias às entidades públicas ou privadas com finalidade social, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde.
Rondônia é uma das rotas que os migrantes e refugiados utilizam da chamada Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia), para entrar no Brasil. Também são recebidas pessoas oriundas de países de tradição hispânica e caribenha (Haiti, Cuba), além das do Oriente Médio e da África.
A emissão e entrega de passaporte, bem como o atendimento a estrangeiros, passa a ser feito na sede da Polícia Federal, localizada à avenida Lauro Sodré, 2905 – Olaria, Porto Velho.