A engenheira agrônoma, Michelma Lima, foi a convidada do programa Boa Conversa, transmitido pelo ac24horas nesta sexta-feira, 3. Para a especialista em produção de café, pelo que viu no 1° concurso de qualidade da produção ocorrido no Acre, o estado tem potencial para entrar no mercado nacional, contudo, o processo precisa evoluir.
Lima deixou claro que a produção do café precisa de cuidado para alavancar a economia no Acre. “Atualmente, a produção no estado é de commodities – cafés que são colhidos e selecionados, mistura tudo e muitas vezes são secos em secadoras. Para a gente alavancar a cafeicultura, a gente precisa preparar o que ocorreu no concurso”, disse.
Michelma contou ainda que a terra é próspera ao investimento na produção. “Para uma produção de café, é necessária a escolha da área, análise de solo. Poucos fazem, e com base, fazem a correção com calcário e adubo e seleção de material genético. Temos um solo bom que é feito na correção”, explicou.
A engenheira disse ainda que o Estado oferece assistência técnica aos produtores, além de revelar que o concurso do café teve grande relevância aos produtores. “O Acre ficou reconhecido nacionalmente”, declarou
ASSISTA AO BOA CONVERSA: