Categories: Destaque 3

Governo Federal resgata 33 brasileiros que estavam na Cisjordânia

Published by
Da redação ac24horas

Um novo e complexo capítulo da Operação Voltando em Paz, para repatriar brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio, ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º/11), na Cisjordânia. A Representação Brasileira em Ramala organizou uma operação de resgate de 33 pessoas de 12 famílias que manifestavam interesse na repatriação. São 12 homens, 10 mulheres e 11 crianças. No grupo, seis idosos.


Segundo o embaixador Alessandro Candeas, três veículos, entre ônibus e vans alugados pela representação do Brasil, conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.


“Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou Candeas. A medida é essencial para evitar bombardeios no trajeto.


Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, partiram para o cruzamento da fronteira com a Jordânia. Na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo Governo Brasileiro para direcionar a caravana até Amã, capital da Jordânia. Um deslocamento de pouco mais de uma hora.


No Aeroporto Internacional Queen Alia, os brasileiros serão embarcados numa aeronave da Presidência da República que tem previsão de decolagem ainda hoje. O voo terá como destino no Brasil a Base Aérea de Brasília. O destino final das pessoas repatriadas será Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um).


Em suas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse estar mais tranquilo com a situação daqueles que esperam em Gaza para serem repatriados. “O Egito acaba de abrir a fronteira com Gaza para que estrangeiros possam sair da zona de guerra. Ainda não há brasileiros na primeira lista de saída, mas, sob determinação do presidente Lula, estamos intensificando a nossa gestão com as autoridades locais para que em breve nossos brasileiros possam sair”, escreveu Pimenta.


O ministro reforçou ainda que o avião presidencial VC-2, cedido pela Presidência da República e que chegou em Cairo, no Egito, na terça-feira (31/10), com 1,5 toneladas de alimentos, está a postos aguardando para levar ajuda humanitária.


Por: Planalto 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Gonzaga firma parceria comercial entre Acre e Peru com o prefeito de Cusco

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, recebeu em seu gabinete…

24/05/2024

Avô é preso acusado de atos libidinosos contra netos em Cruzeiro do Sul

Um idoso de 69 anos foi preso nesta sexta-feira, 24, pela Polícia Civil, no bairro…

24/05/2024

Acre inicia vacinação contra paralisia infantil na segunda (27)

O governo do Acre lançará a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) a…

24/05/2024

Docentes e técnicos da Ufac mantêm greve por melhorias salariais

Os docentes e servidores técnicos da Universidade Federal do Acre (UFAC) decidiram manter o movimento…

24/05/2024

Chuva e queda brusca de temperatura devem marcar o sábado no Acre

Uma forte onda de frio polar deve chegar ao Acre neste sábado (25). Às informações…

24/05/2024

Viih Tube revela descolamento de placenta e sangramento durante gravidez; veja

A influenciadora Viih Tube compartilhou no seu perfil do Instagram nesta sexta-feira, 24, que sofreu…

24/05/2024