Menu

Aumento de estrangeiros que chegam ao Acre faz governo instituir Comitê de Crise Humanitária

Foto: Odair Leal
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre vive um novo fluxo migratório com a chegada diária de estrangeiros, principalmente de venezuelanos que chegam ao estado. Os recorrentes períodos migratórios surgem pelo fato do estado ser rota de passagem de numerosos grupos que utilizam a posição geográfica do Acre.

Com isso, a administração pública enfrenta limitações para acolhida e atenção humanitária à migrantes e refugiados das mais variadas nacionalidades.

Anúncio

Para tentar amenizar os impactos da chegada de estrangeiros, que fogem de crises econômicas e políticas em seus países, o governo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 1º, a criação do Comitê de Crise Humanitária para discussão e adoção de providências relacionadas ao fluxo migratório no Acre.

Conforme o governo, os serviços/estratégia de acolhimento dos Municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Rio Branco estão com capacidade extrapolada para acomodar migrantes e refugiados.

O Comitê tem por objetivo monitorar, mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta para adoção de medidas necessárias ou úteis à amenização dos agravos causados pelo fluxo.

A composição do Comitê é formada por representantes de praticamente todas as secretarias de governo, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Conselho Estadual de Assistência Social.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.