Menu

Empresa aérea diz que avião que caiu no Acre não tinha gravador de voz, nem caixa-preta

Foto: Aviação Amazônia/facebook
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O avião Cessna 208B Caravan, que caiu nesse domingo (29) em Rio Branco (AC), matando todos os seus 12 ocupantes, não possuía gravador de voz da cabine e nem registro de dados de voo, conhecido popularmente como caixa-preta. As informações foram confirmadas ao ac24horas pela ART Táxi Aéreo, responsável pelo voo.

O Cessna 208B, modelo variante do original 208, teve como evolução um alongamento da fuselagem e recebeu um motor mais potente. Apesar de sair da fábrica com equipamentos tecnológicos de ponta, a caixa-preta, que grava dados do comportamentos de basicamente todos os componentes do avião, não é um item obrigatório em aeronaves com menos de 10 passageiros – a aeronave tinha 9 assentos. O gravador de voz (CVR), também só é requerido para aeronaves multimotoras com motores a turbina.

Anúncio

Apesar de não ser item obrigatório, podem pedir a instalação do dispositivo gravador de dados, mas em análise a um incidente com a mesma aeronave que ocorreu em julho de 2008, a investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos divulgou um relatório em 2012 afirmando que o avião não possuía o dispositivo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.