Menu

Acre excedeu em quase 50% limite de gastos com despesas no 2° quadrimestre de 2023

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Relatório de Gestão Fiscal em Foco (RGF), divulgado pelo Tesouro Nacional, apontou que Acre superou os 49% da receita corrente líquida, excedendo o limite de gastos com o funcionalismo público. Os dados foram divulgados pela Agência Brasil.

Além do Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Roraima, também excederam o teto de gastos. No entanto, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os Estados e Municípios não podem gastar mais de 49% da RCL com pessoal no poder Executivo.

Anúncio

Os dados mostram que durante o 2º quadrimestre (de maio a agosto), Rio Grande do Norte (57,76%), Roraima (51,61%), Acre (49,92%) e Minas Gerais (49,62%) excederam esse limite de despesas.

A razão que contribuiu para o percentual negativo foi a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, que levou à perda de receita além da inflação mais baixa que também impactou as finanças locais, já que o ICMS é o imposto que mais arrecada no país e está atrelado aos preços.

Apesar do impacto negativo, existe a perspectiva de que a situação dos Estados seja amenizada no fim do ano, quando a União começar a pagar a compensação de R$ 27 bilhões pela perda de receita causada pela redução do ICMS dos combustíveis de julho a dezembro de 2022.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.