Categories: Notícias Política

Socorro Neri discute conservação ambiental em congresso internacional em Whashington

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

A deputada Socorro Neri (PP) participou nesta terça-feira(24) em Whashington (EUA)-como convidada especial e na condição de vice-presidente do Parlamento Amazônico(PARLAMAZ)- da cerimônia de Premiação/2023 do Congresso Internacional do ICCF U.S. Sobre Conservação Ambiental. A premiação, de natureza multilateral, reuniu autoridades climáticas, parlamentares de diversos países, formadores de opinião, empresários e membros do 3° setor engajados na questão ambiental mundo afora. ”Foi uma oportunidade fundamental para discussão e troca de conhecimento numa questão crucial que é a utilização equilibrada dos recursos naturais”, garantiu a parlamentar.


O Congresso, informou a deputada, premiou Jeff Bezos( fundador da Amazon) e sua noiva, Lauren Sánchez, pela fundação da “Bezos Earth Fund”, que investiu $10 bilhões nesta década para proteção da natureza e a criação de uma transição justa para a economia de baixo carbono. O evento ainda homenageou a deputada americana Kay Granger pela liderança firme em investimentos internacionais de conservação e o compromisso de combater o comércio ilegal de animais selvagens nos EUA.


Discurso

Anúncios


Já nesta quarta-feira,25, foi a vez da deputada Socorro Neri proferir um veemente discurso durante o Congresso acerca da questão climática na Amazônia. Ao enfatizar sua origem amazônida, em sua fala a deputada foi categórica: “Estamos vivendo na Amazônia uma situação crítica -o pulmão do mundo sofre com uma seca nunca vista”. E conclamou para que seja feito uma transposição do discurso de parceria com a Amazônia para ações mais concretas, pautadas na ética da responsabilidade e no senso de urgência que o aquecimento global indica. ”É o momento de fazermos o dever de casa”, assegurou


Para Socorro Neri, esse dever de casa deve ser feito em conjunto pelos países integrantes do bioma amazônico. E destacou que o Brasil voltou ao séc. XXI, já que conta com o presidente Lula, a ministra Marina(do Meio Ambiente)…”e com isto temos um grande dado a apresentar ao mundo: a redução do desmatamento na Amazônia brasileira”. Neri sublinhou também que em grande parte dos estados, inclusive o Acre, houve mais de 80% de redução de desmatamento. ”Há governança em curso”.


Neri salientou ainda que a Amazônia não pode ser tratada sem se considerar as comunidades, os povos originários, indígenas e ribeirinhos”. Trata-se, segundo a deputada, de uma população de mais de 29 milhões de brasileiros que habitam a região amazônica e que precisam de desenvolvimento. Para a parlamentar, a legislação ambiental brasileira é robusta, ”mas precisa vir acompanhada de políticas públicas efetivas que garantam desenvolvimento sustentável da região”.


Fundo Permanente


De acordo com a parlamentar, é preciso contar com fundos de financiamentos permanentes para garantir ações que assegurem a conciliação entre a preservação do bioma amazônico com o devido crescimento econômico da região. Tudo isto, conforme a deputada, passa necessariamente pela via de um fundo permanente de financiamento para as políticas de desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Juiz ordena que indicado de Rueda volte à presidência do UB em Manoel Urbano

O juiz eleitoral Felipe Henrique de Souza decidiu que a direção do União Brasil em…

27/07/2024

Neném solicita intervenção no Calçadão Raimundo Escócio no centro da capital

Após ouvir inúmeras reclamações dos comerciantes na área central da cidade, o vereador e presidente…

27/07/2024

Milton Neves critica Olimpíadas, é ‘cancelado’ na web e esbraveja: ‘Arrogantes’

Milton Neves esbravejou e desabafou neste sábado ao ser atacado no X (antigo Twitter) por…

27/07/2024

Escritor acreano lança hoje em Rio Branco o livro “Chorrim, o cachorro dos Amorim”

O historiador e artista plástico acreano Enilson Amorim lança hoje, 27, às 19 horas na…

27/07/2024

Brasil é superado pela Itália na estreia do vôlei masculino em Paris

A seleção brasileira masculina de vôlei tropeçou diante da campeã mundial Itália na estreia da…

27/07/2024

Mudança temporária do local de votação pode ser solicitada até dia 22

O prazo para determinado grupo de eleitores alterar temporariamente a seção ou local de votação…

27/07/2024